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528 | PROCESSOS DE TRABALHO EM UM SERVIÇO DE SAÚDE MENTAL: REFLEXÃO DE PRÁTICAS E SABERES | Autores: Camila Cardoso Caixeta () ; Eurides Santos Pinho (Faculdade de Enfermagem/UFG) ; Elizabeth Esperidião (Faculdade de Enfermagem/UFG) ; Fernanda Costa Nunes (Faculdade de Enfermagem/UFG) ; Na Caroline Gonçalves Cavalcante Moreira (Faculdade de Enfermagem/UFG) ; Adrielle Cristina Silva Souza (Faculdade de Enfermagem/UFG) |
Resumo: Considerando que o modelo de atenção psicossocial no Brasil encontra-se em processo contínuo de reconstrução, é fundamental conhecer a dinâmica assistencial de serviços de saúde mental, com vistas a delinear problemáticas intervenientes a qualidade do cuidado. Objetiva-se conhecer os processos de trabalho dos profissionais de um Centro de Atenção Psicossocial. Estudo intervencionista de abordagem qualitativa, com participação de 22 profissionais. Por meio de metodologia da problematização, os dados foram obtidos seguindo as 5 etapas do Arco de Maguerez(1), utilizando-se essencialmente recursos das tecnologias leves, mediadas por técnicas grupais. Dados analisados segundo orientações de Bardin(2). Os pontos frágeis e fortes do serviço foram elencados, seguidos da discussão de questões relativas ao usuário, família, equipe, território e gestão. Elegeu-se como discussão prioritária a dificuldade de integração e articulação da Rede de Atenção Psicossocial. A etapa seguinte privilegiou a problematização dos pontos-chaves, que guiaram a busca na literatura para teorização que fundamentasse as possíveis hipóteses de soluções dos problemas identificados. Assim, a Educação Permanente em Saúde foi debatida para fundamentar as estratégias de ações aplicadas à realidade. No caminhar da pesquisa, constataram-se forças propulsoras da equipe para enfrentar as dificuldades e forças restritivas que impediam esse movimento. Os processos de tomada de consciência e mudança de atitudes dos participantes ficaram evidentes ao longo do estudo, salientando-se a aceitação da proposta intervencionista, baseada na problematização do cotidiano do serviço. Oportunizar espaços de trocas de práticas e saberes é uma contribuição relevante não somente à enfermagem, fomenta a produção de conhecimento que subsidiem os profissionais a qualificar o cuidado em Saúde Mental.
Bardin L. Análise de conteúdo. Lisboa: Editora Áries 7, 21.
Berbel NAN. A Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez. Uma reflexão teórico-epistemológica. Londrina: Editora Eduel, 212. |