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Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 524

COMUNICAÇÃO COORDENADA


524

AVALIAÇÃO DO IMPACTO DE UMA INTERVENÇÃO PARA IMPLEMENTAÇÃO DE PRÁTICAS BASEADAS EM EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS NA ASSISTÊNCIA AO PARTO NORMAL: resultados preliminares

Autores:
Clodoaldo Tentes Côrtes () ; Francisca Maria Maciel de Oliveira Côrtes (Secretaria de Estado da Educação do Amapá) ; Adriana Amorim Francisco (Universidade de São Paulo) ; Sonia Maria Junqueira Vasconcellos de Oliveira (Universidade de São Paulo)

Resumo:
Introdução: o modelo predominante de assistência ao parto no Brasil caracteriza-se pelo uso abusivo de intervenções. Embora existam evidências científicas bem estabelecidas sobre as melhores práticas no parto e nascimento, em nosso meio faltam pesquisas sobre a implementação destas evidências na prática clínica. Objetivo: verificar se as práticas baseadas em evidências científicas na assistência ao parto normal são implementadas pelos profissionais após uma intervenção educativa. Método: estudo de intervenção quase experimental, tipo antes e depois, realizado na maternidade pública da capital do Amapá. Participaram médicos e enfermeiros, além de mulheres atendidas para o parto normal nesse local. Etapas: pré-auditoria clínica; implementação das melhores práticas na assistência ao parto normal; e auditoria pós-intervenção. Resultados: na comparação dos dados entre a pré-auditoria clínica e a auditoria pós- intervenção observou-se que das 14 participantes, 83,6% tiveram acompanhantes no parto versus 93,6%; a amniotomia foi realizada em 52,5% versus 35,7%; a posição litotômica foi adotada por 75,% contra 5,7%; ocitocina intravenosa foi administrada em 6,% versus 42,9%; e a Manobra de Kristeller foi realizada em 2,7% contra 1,%. Conclusões: após a intervenção educativa, abordando as melhores práticas na assistência ao parto normal, concluiu-se que as parturientes tiveram mais acompanhantes no trabalho de parto (p-valor= ,2); foram menos submetidas à amniotomia (p-valor=,5); adotaram menos a posição litotômica no parto (p-valor< ,1); receberam menos ocitocina intravenosa (p-valor=,4) e foram menos submetidas à Manobra de Kristeller (p-valor=,13). Assim, a intervenção educativa foi eficiente para a mudança na práxis dos profissionais que participaram do estudo. Contribuições/Implicações para a Enfermagem: intervenções educativas pautadas nas melhores evidências científicas disponíveis contribuem para a redução do uso de intervenções desnecessárias durante o parto, resultando na melhoria do cuidado obstétrico. Descritores: Parto Normal. Enfermagem Obstétrica. Prática Clínica Baseada em Evidências.