COMUNICAÇÃO COORDENADA
514 | O PENSAR E O AGIR DOS PROFISSIONAIS NO PET-SAÚDE E SUA INTEGRAÇÃO ENSINO, SERVIÇO E COMUNIDADE | Autores: Rafaela Braga Pereira Veloso () ; Maria Geralda Gomes Aguiar** (Universidade Estadual de Feira de Santana) |
Resumo: Introdução: A configuração do cuidado se dá através de práticas de atenção à saúde a partir dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). O governo federal inicia em 28, o Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde (PET-Saúde), com o fomento de grupos de aprendizagem tutorial em áreas estratégicas do SUS. Torna-se relevante fomentar discussões acerca do cuidar, ensinar e gerir práticas em saúde o que perpassa pela qualificação do preceptor. Objetivo: Analisar as práticas desenvolvidas pelos preceptores do PET-Saúde e integração ensino-serviço e comunidade na ESF em Feira de Santana, Bahia. Metodologia: Estudo qualitativo do tipo exploratório. Os participantes do estudo são profissionais da equipe saúde da família vinculados às unidades de saúde, que atuaram como preceptores do PET - Saúde da Família UEFS de 29 a 214. A coleta de dados ocorreu através de entrevista semiestruturada. O método de análise fez-se por uma aproximação da Hermenêutica-Dialética, que se apresenta como um “caminho do pensamento”¹. Houve 16 entrevistados, o projeto foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa e aprovado. Resultados: Evidenciou-se a aproximação dos profissionais de saúde das unidades de saúde da família do município com a universidade. A preceptoria é referida como apoio e supervisão das atividades. A inserção de estudantes na USF amplia o leque de ações ofertadas no serviço e na produção de conhecimentos. As ações promovidas pelo programa, destacam-se das mais tradicionais até atividades lúdicas e culturais. Ressalta-se a universidade como instituição de apoio ao serviço. Muitos ainda enfatizam a prática clínica, em detrimento das educativas. Contribuições para a Enfermagem: Os preceptores eram em grande parte enfermeiras, o que demonstra a inserção da enfermagem nos programas de formação em saúde. Ratifica-se a importância da integração ensino, serviço e comunidade na estratégia de saúde da família e da interdisciplinaridade na formação. |