Imprimir Resumo


Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 506

Pôster


506

AVALIAÇÃO DE TOXICIDADE EM PACIENTES COM DIAGNÓSTICO PATOLÓGICO DE CARCINOMA DE CÉLULAS ESCAMOSAS DE CABEÇA E PESCOÇO LOCO-REGIONAL AVANÇADO SUBMETIDOS A TRATAMENTO COM RADIOTERAPIA E QUIMIOTERAPIA CONCOMITANTE

Autores:
Juliana Maria de Paula () ; Raiany Santos Carvalho (Faculdade de Barretos) ; Ricardo Ribeiro Gama (Hospital do Câncer de Barretos) ; Viviane Andrade (Faculdade de Barretos)

Resumo:
O câncer de cabeça e pescoço apresenta incidência mundial de 6. casos/ano. O carcinoma de células escamosas é a histopatologia predominante e as modalidades de tratamento variam entre cirurgia, radioterapia, quimioterapia ou a associação destas. O estudo objetivou identificar os eventos adversos mais incidentes em pacientes com carcinoma de células escamosas (CEC) de cabeça e pescoço tratados com radioterapia e quimioterapia concomitante. Trata-se de um estudo observacional com coleta de dados retrospectiva, realizada por meio de uma ficha semi-estruturada avaliada por especialistas da área, contemplando dados sócio-demográficos e clínicos de 69 casos. A amostra foi composta por 69 casos clínicos de pacientes com faixa étaria média de 57 anos, gênero predominante masculino 78,2%. As toxicidades mais frequentes durante a concomitância foram: Dermite em 82,65% dos casos, náuseas em 79,7%, mucosite em 75,4% e xerostomia em 59,4%. A maior causa para interrupção definitiva da quimioterapia foi neutropenia com 38,5% e mucosite com 5% na radioterapia. Nos três primeiros ciclos e na quinta semana de radioterapia foram encontrados os maiores índices de toxicidades. Implicações para a Enfermagem: O profissional de enfermagem tem como atuação principal na assistência à toxicidade ocorrida e na prevenção das mesmas. Saber identificar o risco de toxicidades específicas tornam as intervenções de enfermagem mais eficazes evitando complicações que coloquem em risco o tratamento ou altere a qualidade de vida do paciente. Referências 1- Ronak Dixit, BS et al. Incidence of Head and Neck Squamous Cell Carcinoma Among Subjects at High Risk of Lung Cancer: Results From the Pittsburgh Lung Screening Study. Cancer. 215; 121(9):1431-35. Descritores: Neoplasias de Cabeça e Pescoço; Preservação de Órgão; Toxicidade; Assistência de Enfermagem.