Pôster
503 | A POLÍTICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO: ACESSO E ACOLHIMENTO NA ATENÇÃO BÁSICA | Autores: Joseane Prestes de Souza () ; Simone Santos Queiroz (Faculdade de Ciencias e Educação Sena Aires) ; Simone Aparecida Noronha (Faculdade de Ciencias e Educação Sena Aires) ; Walquiria Lene dos Santos (Faculdade de Ciencias e Educação Sena Aires) |
Resumo: Inserido na Estratégia Saúde da Família, o acolhimento humanizado foi tema prioritário no lançamento da Política Nacional de Humanização (PNH) em 23. O objetivo do estudo realizado foi analisar o conhecimento das equipes da Atenção Básica e dos usuários sobre o PNH. Em estudo de campo com abordagem quantitativa, foram pesquisados 5 usuários e 3 profissionais do SUS. Os resultados demonstraram que as equipes da Atenção Básica relataram conhecer a política, mesmo não recebendo capacitação para implantar a mesma. Já os usuários relataram desconhecer a PNH e acolhimento no SUS. O serviço prestado pelas equipes de saúde ainda não consegue se refletir os dispositivos da PNH que são pautados no acolhimento humanizado. Conclui-se que a percepção dos usuários no atendimento recebido não condiz com o acolhimento humanizado preconizado pelo Ministério da Saúde. Os usuários relatam insatisfação com o atendimento e as equipes ainda não se sentem preparadas para empregar o atendimento humanizado ideal, mesmo afirmando conhecer o tema humanização. Dentre as contribuições / implicações para a Enfermagem faz-se notório que a discussão sobre acolhimento e humanização deva ser constante, pois o tema não é fechado e abriga sempre uma nova visão para o estabelecimento de vínculos dos profissionais com os usuários.
Palavras-Chaves: Práticas Humanizadas, Unidade de Saúde, Saúde da Família, Humanização.
Referências:
1. Fonseca, BAF. A importância do acolhimento ao usuário na Atenção Básica: uma assistência humanizada – Universidade Federal de Minas Gerais; 213.
2. Guerrero, P; Mello, FALS; Andrade, SR; Erdmann, AL. O acolhimento com boa pratica na atenção básica a saúde. Texto Contexto Enferm, Florianópolis, 213. Jan-Mar; 22(1): 132-4.
3. NoraI, DRC; Junges, JR. Política de Humanização na Atenção Básica: revisão sistemática Revista de Saúde Pública 213; 47(6):1186-2, 213. |