Imprimir Resumo


Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 500

Pôster


500

LIMITES E POSSIBILIDADES DA RELIGIÃO/ESPIRITUALIDADE DIANTE DAS PRÁTICAS EM SAÚDE NA COMUNIDADE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores:
Luciana Dantas Farias de Andrade () ; Kyara Nayara Araújo dos Santos (Universidade Federal de Campina Grande) ; Maria Benegelania Pinto (Universidade Federal de Pernambuco)

Resumo:
Introdução: O líder espiritual tem o poder de conduzir o indivíduo a seguir os próprios valores, dentre eles exercendo práticas em saúde na comunidade, de maneira a favorecer ou prejudicar as ações de autocuidado. Nesse sentido, o líder possui a capacidade de utilizar sua experiência de vida para atingir seu objetivo com o outro, cujas ideias têm um apelo universal, que atendem às necessidades de muitos. Objetivo: realizar uma revisão integrativa da literatura nacional elucidando os limites e as possibilidades da religião/espiritualidade diante das práticas em saúde na comunidade. Metodologia: revisão integrativa da literatura com busca de artigos nas bases de dados LILACS, SCIELO, utilizando os descritores: Saúde AND Fé AND Liderança. Dos oitocentos e quatro (84) artigos encontrados, dez (1) foram selecionados para a análise final. Resultados: A maioria dos estudos selecionados para essa pesquisa foi da base de dados LILACS, desenvolvidos na região Centro-sul, com abordagem qualitativa, em formato de artigo, desenvolvidos por mestres e doutores. Discussão: Os estudos abordaram a temática “limites e possibilidades da religião/espiritualidade diante das práticas em saúde na comunidade” enfatizando 3(três) categorias empíricas: 1. O impacto da religião sobre a saúde e bem-estar do indivíduo; 2. A importância do apoio social em organizações religiosas para a sociedade; 3. A religião e a espiritualidade como prática alternativa em saúde. Conclusões: A influência da religiosidade e espiritualidade tem demonstrado potencial impacto sobre a saúde física e mental, de?nindo-se como possível fator de prevenção ao desenvolvimento de doenças, na população previamente sadia e eventual redução de óbito ou impacto de diversas doenças, enfim, as evidências têm-se direcionado de forma mais consistente para o cenário da prevenção. Contribuições para enfermagem: Ampliar os conhecimentos epistemológicos da enfermagem para além das técnicas.