Imprimir Resumo


Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 498

Pôster


498

Ensino de enfermagem e cuidado interprofissional: o PET-Saúde na UNICAMP

Autores:
Dalvani Marques () ; Beatriz Soares Pires (UNICAMP) ; Ana Lucia Abrahão (Universidade Federal Fluminense) ; Eliete Maria Silva (UNICAMP) ; Maria Filomena de Gouveia Vilela (UNICAMP)

Resumo:
Modificações do dinâmico cenário de saúde atual convocam profissionais da área à constantes transformações em seus saberes e práticas, incentivando uma formação que os estimule constantemente ao indispensável encontro entre teoria, prática e seus desdobramentos no campo de trabalho. Uma estratégia desenvolvida desde 28 é o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde). Objetivo: analisar o desenho organizador empregado no desenvolvimento do PET-Saúde na UNICAMP salientando a participação dos estudantes de Enfermagem. Método: pesquisa qualitativa, cujos dados coletados, através de levantamento documental, entrevistas com atores-chaves, aplicação de questionário online aos estudantes de enfermagem, foram analisados por meio da Análise Temática. Resultados: Emergiram as categorias: Retrato da participação da Enfermagem da UNICAMP no PET-Saúde e (Des) articulações entre o trabalho coletivo, os serviços e a comunidade. A universidade participou de quatro editais, com distintos projetos e a presença de cursos de graduação de enfermagem, medicina e fonoaudiologia. Os projetos foram desenvolvidos de modo singular em seus subgrupos, estimulando a pesquisa, encontros e resultados distintos. Conclusões: O PET-Saúde configura-se como uma potente ferramenta para o ensino de enfermagem por meio da articulação ensino-serviço-comunidade, entretanto existem ainda desafios para que a prática seja difundida e atinja a estrutura base do curso. Contribuições para a enfermagem: os achados do estudo despontam que a prática de ensino e cuidado interprofissional impulsiona o trabalho de uma enfermagem efetiva e resolutiva empenhada na consolidação de um sistema de saúde público e de qualidade. Referências: Abrahão AL et al. A pesquisa como dispositivo para o exercício no PET Saúde UFF/FMS Niterói. Rev. bras. educ. med. 211, 35 (3): 435-44. Peduzzi M et al. Educação interprofissional: formação de profissionais de saúde para o trabalho em equipe com foco nos usuários. Rev Esc Enferm USP 213, 47 (4): 977-983. Descritores: Ensino, Enfermagem, Relações Interprofissionais.