Pôster
492 | CONSULTA DE ENFERMAGEM NA PERSPECTIVA DA PSICANÁLISE E REDUÇÃO DE DANOS (RD) EM CAPS AD: RELATO DE EXPERIÊNCIA | Autores: Thaís Baraçal da Cunha () ; Sandra Cristina Veiga de Oliveira Santos (FEnf - Universidade Estadual de Campinas) ; Suellen de Paula (CAPS AD Independência - Prefeitura Municipal de Campinas) ; Helen Albis (CAPS AD Independência - Prefeitura Municipal de Campinas) ; Katia Stancato (CAPS AD Independência - Prefeitura Municipal de Campinas) ; Andresa Mendonça de Oliveira (FEnf - Universidade Estadual de Campinas) |
Resumo: Introdução: A RD, como concepção que flexibiliza as abordagens voltadas ao sujeito toxicômano, não promete a recuperação de um sujeito ideal mas valoriza a singularidade do sujeito, procura implicar o usuário em seu discurso e tratamento, o que se assemelha a clínica da psicanálise1. Objetivo: Compartilhar a experiência da discente em dois semestres da graduação em enfermagem da UNICAMP nas disciplinas de Saúde Mental em um CAPS AD com Consultas de Enfermagem (CE) com abordagens teóricas diferentes: para núcleo (Teoria das Necessidades Humanas Básicas) e campo (psicanálise lacaniana e a perspectiva da RD) em 214 e 215. Método: O conhecimento para fundamentar as CE foi construído através de livros, artigos, aulas teóricas, supervisão pelo professor, palestras com os Redutores de Danos do local e discussão com as referências dos usuários sob atendimento. Resultados: Em dois semestres, dois usuários diferentes participaram de sete CE, cada. Foi construído um Caso Clínico para cada usuário. Produções científicas quinzenais subsidiadas pelas CE realizadas no período foram a estratégia principal para o aprendizado da estudante. Intervenções de núcleo e campo foram efetivadas e propostas de seguimento na direção do tratamento do usuário pela equipe, compartilhada. Conclusão e Contribuições: As CE na saúde mental com duas abordagens teóricas diferentes na ótica da redução de danos mostrou-se efetiva na conexão pela via do respeito a singularidade do sujeito e na sua responsabilização pelo tratamento. Percebe-se também que a parceria com a equipe de referência dos usuários e a troca de experiências foram as facilitadoras para o alcance dos resultados.
Referências
1 - Conte M. Psicanálise e redução de danos: articulações possíveis? Revista da Associação Psicanalítica de Porto Alegre. 214; 14 (26):23-33.
Descritores: Psicanálise. Redução de Danos. Usuários de Drogas. |