Pôster
491 | ESTÁGIO DOCÊNCIA NA PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE | Autores: Rafaela Braga Pereira Velôso () ; Lívia Leal Lopes (Universidade Estadual de Feira de Santana) ; Maria Geralda Gomes Aguiar (Universidade Estadual de Feira de Santana) ; Milla Pauline da Silva Ferreira (Universidade Estadual de Feira de Santana) ; Rosely Cabral de Carvalho (Universidade Estadual de Feira de Santana) |
Resumo: Introdução: A docência é entendida como o exercício do magistério em prol da aprendizagem, sendo atividade que caracteriza o professor. O docente é um profissional que articula o processo de ensino-aprendizagem e a interação das significações partilhadas¹. A realização do estágio docência é um dos requisitos para a obtenção do título de Mestre, e consiste em uma oportunidade para os mestrandos atuarem como professor, de modo a aliar a teoria à prática. Objetivo: Relatar a experiência no estágio docência na pós-graduação em saúde coletiva (PPGSC) de novembro de 215 a abril de 216 na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Bahia. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência do tirocínio docente no PPGSC da UEFS. As mestrandas foram inseridas na disciplina Práticas Integrativas Ensino, Serviço e Comunidade IV do curso de Medicina. Resultados: Durante esse período foram realizadas atividades teóricas, supervisão em campos de estágio, visitas domiciliares, avaliação processual dos alunos juntamente com os demais docentes, atividades educativas na comunidade, construção de projetos terapêuticos familiares, bem como proposta de inclusão de instrumentos de avaliação multidimensional durante as visitas domiciliares e evoluções das mesmas. Conclusão: Evidenciou-se que a parceria entre docentes e estudantes, favorece as relações intersbjetivas, fortalecendo o trabalho em equipe e o compartilhamento de experiências. Dessa forma, há uma permanente construção e desconstrução de conceitos no processo de ensino-aprendizagem. Contribuições/implicações para a Enfermagem: A vivência no estágio docência oportunizou o contato com docentes e estudantes de outros cursos de graduação e a aproximação do método PBL de ensino, diferente da experiência vivida em nossa formação, calcada no modelo tradicional. Destaca-se a solidez dos conhecimentos construídos na nossa graduação em Enfermagem, os quais fundamentaram as práticas nas unidades de saúde da família. |