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Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 489

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489

LABORATÓRIO DE SIMULAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Autores:
Melina Mafra Toledo () ; Ana Socorro de Moura (Escola Superior Ciências da Saúde-ESCS/ Distrito Federal) ; Kátia Rodrigues Menezes (Escola Superior Ciências da Saúde-ESCS/ Distrito Federal)

Resumo:
Introdução: A formação do profissional de saúde demanda do docente um papel de facilitador da aprendizagem num contexto com limitações e dificuldades as quais interferem na edificação de um ambiente favorável à aprendizagem significativa. Como ator na organização do trabalho pedagógico, o docente utiliza a criatividade como ferramenta para que as experiências educativas propiciem o desenvolvimento da competência do educando. Objetivo: Apresentar o laboratório de simulação como estratégia de integração entre teoria e prática profissional. Método: Relato de experiência do uso do laboratório de simulação na segunda série do Curso de Graduação em Enfermagem da Escola Superior em Ciências da Saúde no Distrito Federal. A partir de situações elaboradas pelos docentes em uma sequência de complexidade crescente, os estudantes simulam possibilidades de intervenção, empregando o raciocínio clínico. Logo depois, docentes e estudantes discutem as ações encenadas à luz de referenciais teóricos, fornecendo feedbacks aos atores. Resultado: A utilização da estratégia proposta contribuiu para um tratamento adequado ao conteúdo da série na medida em que aproximou os estudantes à realidade, permitindo aperfeiçoamento tanto de habilidades práticas quanto de raciocínio clínico. Conclusão: Atividades de laboratório de simulação melhoram a interação entre os agentes do processo de ensino aprendizagem e reduzem o estresse do aprendiz no treinamento de práticas sem incorrer em danos aos clientes. Contribuição para enfermagem: O uso de metodologias ativa e participativa no ensino favorecem a aprendizagem com significado real em detrimento a uma aprendizagem conteudista cujo foco não é o discente. O laboratório de simulação contribui para a aquisição de proficiência de habilidades e experiências suficientes para o discente atuar em circunstâncias inusitadas e legitima a qualidade do ensino Referências TEIXEIRA, Ilka Nicéia D´Aquino Oliveira; FELIX, Jorge Vinícius Cestari. Simulação como estratégia de ensino em enfermagem: revisão de literatura. Interface (Botucatu) vol.15 no.39 Botucatu Oct./Dec. 211 Epub Sep 2, 211.