Pôster
488 | A experiência de realizar um Estágio Docência com alunos de graduação em enfermagem | Autores: Renata Soares dos Santos () ; Adriana Lemos (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) |
Resumo: O estágio de docência é considerado uma atividade curricular aos estudantes de pós graduação strictu sensu. Este estudo traz o relato de experiência em estágio docência desenvolvido com alunos de graduação em Enfermagem através de reuniões, orientações e atividades práticas com alunos bolsistas de iniciação científica e projeto de extensão, com acompanhamento da professora responsável. O estágio docência iniciou no primeiro semestre de 215 e permanece até o momento, sendo divido em aulas, orientações, práticas externas e oficinas pedagógicas. Dentre as atividades de docência, foram realizadas leituras de material para atividades em grupo, preparação das aulas ministradas, auxílio aos alunos durante as aulas, atividades práticas em posto de saúde e participação em reunião de departamento. A vivência do estágio de docência acrescentou de forma positiva para minha formação no campo docente. O contato com os alunos de graduação, o preparo e ministração das aulas e as idas a campo me conferiram a experiência de como é ser professora, possibilitando uma postura mais madura e responsável frente aos alunos. O estágio de docência oferece aos estudantes de pós-graduação uma experiência didática, contribuindo para sua formação profissional. Como conclusão da atividade de estágio docente com alunos de graduação em Enfermagem aqui relatada, podemos dizer que é de extrema importância que os alunos de pós-graduação strictu sensu iniciem a sua experiência ao exercício da docência, pois o ambiente acadêmico é composto de produção e partilha do conhecimento e da troca de informações e vivências, que auxiliam no desenvolvimento de habilidades e competências relacionadas ao seu futuro campo de atuação.
1.GIL, A. Metodologia do Ensino Superior. São Paulo: Atlas, 1994
2.PIMENTA SG, LIMA MSL. Estágio e docência. Cortez: São Paulo, 24.
3.TARDIF, M. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis: Vozes, 22. |