Imprimir Resumo


Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 475

COMUNICAÇÃO COORDENADA / PRÊMIO


475

AVALIAÇÃO DO CUIDADO SEGURO NA EMERGÊNCIA: PERCEPÇÕES DA EQUIPE DE ENFERMAGEM

Autores:
Viviane Euzébia Pereira Santos () ; Andrea Tayse de Lima Gomes (UFRN) ; Yole Matias Silveira de Assis (UFRN) ; Claudia Cristiane F. M. Rodrigues (UFRN) ; Kisna Yasmin Andrade Alves (UFRN)

Resumo:
Introdução: O atendimento de emergência ao paciente politraumatizado requer conhecimentos e habilidades dos profissionais no decorrer da sua assistência, a fim de garantir um cuidado seguro e livre de erros. Objetivo: Identificar os critérios necessários para avaliar o cuidado e a segurança do paciente politraumatizado em situação de emergência. Descrição Metodológica: Estudo descritivo, transversal e misto, com coleta de dados em outubro de 215 com profissionais de enfermagem mediante a realização de um grupo focal e técnicas projetivas. A análise dos dados foi realizada por meio do software Interface de R pour Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionneires. Resultados: emergiram três classes: estrutura: necessidade de mudanças; o processo: segurança nas ações da equipe de enfermagem; e a assistência livre de danos como resultado almejado. Conclusões: A avaliação do cuidado na segurança do paciente politraumatizado deve ser embasada em uma estrutura física adequada, uso de protocolos, identificação e organização do ambiente de trabalho, o que refletirá em práticas assistenciais livres de danos. Contribuições/Implicações para a Enfermagem: Essa pesquisa traz contribuições ao fundamentar a construção de um protocolo gráfico embasado na realidade dos profissionais que vivenciam diariamente todas as dificuldades presentes no serviço de emergência. Eixo I – Linhas de cuidado e Política de Saúde Prêmio: Laís Neto dos Reis Referências 1. Sakran JV, Greer SE, Werlin E, McCunn M. Care of the injured worldwide: trauma still the neglected disease of modern society. Scand J Trauma Resusc Emerg Med. [Internet]. 212 [cited 215 dez 1];2:64. Avaliable from: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3518175/