Imprimir Resumo


Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 473

Pôster


473

CONSTRUÇÃO DE VÍDEO EDUCATIVO PARA ORIENTAÇÃO DA TÉCNICA INALATÓRIA À CRIANÇAS E ADOLESCENTES ASMÁTICOS

Autores:
Juliana Chaves Araújo () ; Ana Karolinne Menezes Chaves (Universidade Federal de Goiás) ; Isabela Cristine Ferreira Fernandes (Universidade Federal de Goiás) ; Karina Machado Siqueira (Universidade Federal de Goiás)

Resumo:
Introdução: Dentre as doenças crônicas respiratórias, a asma é a condição mais comum. O controle das crises asmáticas é a medida mais importante para o manejo da doença e, para isso, frequentemente são usados medicamentos inalatórios que exigem técnica de administração correta1,2. Objetivo: Descrever o processo de elaboração de um vídeo educativo sobre a técnica inalatória do Inalador Pressurizado Dosimetrado acoplado ao espaçador (IPD-S), para crianças e adolescentes asmáticos. Metodologia: Estudo metodológico e de desenvolvimento, que compreendeu algumas etapas: revisão bibliográfica a partir da pergunta “Quais os passos corretos da técnica inalatória do IPD-S? ”; elaboração de um roteiro para guiar a produção do vídeo e sua validação por profissionais especializados, construção de storyboard com imagens sequenciais do vídeo e produção da mídia em formato de animação em duas dimensões. Resultados: Foram determinados 16 passos para compor a técnica de administração do IPD-S. Após análise da avaliação dos 14 juízes, sugestões quanto à linguagem e adequação técnica foram acolhidas. O roteiro final conta com 22 cenas e tempo estimado de 12 segundos. Conclusão: Acredita-se que esta tecnologia educativa aliada a intervenções participativas contribuirão para a obtenção de resultados ainda mais eficazes no que diz respeito às ações de educação em saúde voltadas para o manejo da asma entre crianças e adolescentes. Contribuições para enfermagem: Para o enfermeiro, como educador em saúde, este material poderá subsidiar atividades educativas, motivando a população infanto-juvenil a inserir-se ativamente em seu autocuidado, além de contribuir para o desenvolvimento científico-tecnológico da Enfermagem como uma ciência. Referências: 1-GLOBAL INITIATIVE FOR ASTHMA-GINA. A Pocket Guide For Physicians and Nurses, 215. 2- SOCIEDADE BRASILEIRA DE PNEUMOLOGIA E TISOLOGIA. V Diretrizes brasileiras para o manejo da asma. J Bras Pneumol. 212; 38(1): 1-46.