Pôster
464 | APOIO IDENTIFICADO POR PAIS E MÃES APÓS O DIAGNÓSTICO DA SÍNDROME DE DOWN | Autores: Isadora Leopoldino Maciel () ; Elysângela Dittz Duarte (Universidade Federal de Minas Gerais) ; Marcia Van Riper (School of Nursing at University of North Carolina at Chapel Hill) ; George Knalf (School of Nursing at University of North Carolina at Chapel Hill) ; Debora Lara Couto (School of Nursing at University of North Carolina at Chapel Hill) ; Juliana Fernandes Silva (Universidade Federal de Minas Gerais) |
Resumo: Introdução: A chegada de uma criança com síndrome de Down (SD) é uma situação inesperada e desconhecida para a família exigindo reorganização para o cuidado. A rede de apoio é importante neste processo, especialmente no momento do diagnóstico1 Objetivo: Identificar as fontes de apoio reconhecidas por famílias de crianças com SD no momento do diagnóstico. Metodologia: Estudo descritivo e qualitativo. Participaram 132 pais e mães de crianças e adolescentes com SD residentes em Minas Gerais. Os dados foram coletados por entrevista semi-estruturada e submetidos a análise de conteúdo. Resultados: Os profissionais de saúde foram as principais fontes de apoio às famílias informando sobre a condição, acolhendo, oferecendo apoio e referenciando para outros profissionais e serviços. Os informantes referiram como fonte de apoio as associações de pais de crianças com SD e instituições especializadas no seu atendimento, outras famílias que vivenciavam situação semelhante, amigos e familiares. Fica evidente o não reconhecimento de apoio quando do diagnóstico, o despreparo dos profissionais para o manejo da família no momento da comunicação do diagnóstico e na fase inicial de adaptação. Conclusão: Diferentes fontes de apoio foram identificadas entretanto os profissionais de saúde e as relações que estabelecem têm destaque determinando como famílias experienciam este momento. Contribuições/ Implicações para a Enfermagem: Identificar as fontes de apoio úteis para as famílias contribui para a atuação da Enfermagem no seu suporte.
Descritores: Adaptação Psicológica, Enfermagem Familiar, Síndrome de Down.
EIXO II – Formação e Produção do Conhecimento em Enfermagem.
Referências:
1. HSIAO, C.Y. Family demands, social support and family functioning in Taiwanese families rearing children with Down syndrome, Journal of Intellectual Disability Research. june 214. V. 58 part 6 pp 549–559 . |