COMUNICAÇÃO COORDENADA / PRÊMIO
461 | Evolução das atitudes de alunos de enfermagem frente aos transtornos mentais. | Autores: Angelina Moda Machado Romano () ; Luiz Jorge Pedrão (Escola de Enfermagem der Ribeirão Preto - USP) |
Resumo: Objetivo: avaliar a evolução das atitudes de alunos de enfermagem frente aos transtornos mentais durante sua formação acadêmica. Método: estudo longitudinal, prospectivo com alunos de quatro turmas de um Curso de Graduação em Enfermagem. Utilizado a Escala de Opiniões sobre os Transtornos Mentais. Os dados foram digitados no EpInfo6 e realizado analise no SPSS-19. Utilizou-se ANOVA com nível de significância de a 5%. Resultados: as atitudes dos alunos frente aos transtornos mentais ao longo do curso apresentaram evolução positiva, gradual e lenta, estatisticamente significante entre os alunos no primeiro e no quarto ano e não significante entre os alunos ano a ano. Conclusão: a instrução acadêmica levou a evolução positiva das atitudes desses alunos frente aos transtornos mentais e as pessoas com esses diagnósticos, sendo extremamente importante, pois atitudes positivas por parte dos profissionais de enfermagem certamente influenciam favoravelmente o processo terapêutico desenvolvido às pessoas com diagnósticos de transtornos mentais.
Palavras chave: Atitudes, Enfermagem Psiquiatrica, Educação em Enfermagem
Keywords: Attitudes. Psychiatric nursing. Nursing education.
Palabras-clave: Actitudes. Enfermería psiquiátrica. Educación en enfermería |