Pôster
458 | BASES PARA O CUIDAR: RELATANDO UMA EXPERIÊNCIA DE MONITORIA | Autores: Ludmila da Costa Silva () ; Juliana Silva Rodrigues (Universidade Federal de Goiás/ Regional Jataí) ; Juliana Rodrigues (Universidade Federal de Goiás/ Regional Jataí) ; Kelly Sandra Ferreira (Universidade Federal de Goiás/ Regional Jataí) |
Resumo: Ludmila da Costa Silva¹; Juliana Rodrigues²; Juliana Silva Rodrigues³; Kelly Sandra Ferreira4
Introdução: A monitoria é um instrumento de ensino-aprendizagem que colabora com o desenvolvimento pessoal e acadêmico do aluno-monitor, assim como contribui para a construção do conhecimento prático e teórico dos monitorados¹. Objetivo: relatar a experiência de monitoria na disciplina de Bases para o cuidar do indivíduo e da família I. Metodologia: trata-se de um relato de experiência, realizado a partir da monitoria acadêmica, durante o 1º semestre de 216 para os alunos do 3° período do curso de Enfermagem. Resultados: a monitoria permite identificar as dificuldades apresentadas pelos alunos, bem como a possibilidade do enfrentamento destas. Do mesmo modo, proporcionou o contato entre alunos de diferentes períodos, promovendo a troca de experiências, além de consolidar os conhecimentos adquiridos na disciplina. Contudo, percebeu-se algumas dificuldades para o desenvolvimento satisfatório da monitoria, tais como: horários incompatíveis entre o monitor e os alunos, adesão insatisfatória de todos os alunos e por vezes materiais insuficientes para realização das monitorias. Conclusão: a experiência da monitoria é enriquecedora para o aluno tanto no aspecto pessoal, quanto profissional, uma vez que o monitor tem a oportunidade de participar do processo de construção do conhecimento dos alunos. Para a enfermagem, a monitoria acadêmica contribui na formação de alunos e futuros profissionais que sejam capazes de aliar o conhecimento teórico adquirido na universidade às experiências que serão vivenciadas ao longo da carreira profissional.
Descritores: Enfermagem; Ensino em enfermagem; Educação.
Referências:
1.MATOSO, L.M.L. A importância da monitoria na formação acadêmica do monitor: um relato de experiência. Revista Científica da Escola da Saúde CATUSSABA, Universidade Potiguar-UNP.
1. Acadêmica de Enfermagem, Monitora Voluntária da Disciplina de Bases para o Cuidar da Família e do Indivíduo I, Universidade Federal de Goiás/UFG- Regional Jataí. E-mail: ludmilacosta56@gmail.com;
2. Enfermeira, Professora Doutora em Enfermagem, Universidade Federal de Goiás/UFG- Regional Jataí;
3. Acadêmica de Enfermagem, Universidade Federal de Goiás/UFG- Regional Jataí;
4. Acadêmica de Enfermagem, Monitora Remunerada da Disciplina de Bases para o Cuidar da Família e do Indivíduo I, Universidade Federal de Goiás/UFG- Regional Jataí. |