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Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 446

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446

INTRODUZINDO O LABORATÓRIO DE SIMULAÇÃO (LS) EM ENFERMAGEM NA SAÚDE MENTAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores:
Sandra Cristina Veiga de Oliveira Santos () ; Marco Antonio de Carvalho Filho (FCM - Universidade Estadual de Campinas) ; Maria Isabel Pedreira de Freitas (FEnf - Universidade Estadual de Campinas) ; Juliany Lino Gomes Silva (FCM - Universidade Estadual de Campinas) ; Bruno de Jorge (FCM - Universidade Estadual de Campinas)

Resumo:
Introdução: A simulação em saúde mental tem o potencial de melhorar as habilidades de comunicação dos estudantes de enfermagem e aliviar a ansiedade que eles sentem antes da sua atuação prática1. Em enfermagem psiquiátrica, o LS envolve mais do que manequins, assume a forma de cenários com humanos pelo role-play e pacientes padronizados2. Objetivo: Compartilhar a concretização da experiência adquirida em LS na Illinois State University, EUA em 214 e 215 do professor da graduação em enfermagem da UNICAMP pela introdução desta metodologia aos estudantes em disciplina de Saúde Mental em 216. Método: Usou-se o design adotado pela Associação Internacional de Simulação em Enfermagem para o planejamento das aulas. Os estudantes participaram previamente ao LS de seis horas de aulas teóricas entre a temática do LS, dependência química e emergências psiquiátricas. Estações de Simulação (ES), Cenários e Casos Clínicos (CC) foram planejados. Professor, monitores e estudantes filmaram as atuações para melhor aproveitamento do debriefing. Resultados: Trinta e oito estudantes encenaram diferentes personagens e situações pelo role-play com a oportunidade de rodízio entre os CC nas ES. Observou-se que a motivação e a satisfação dos estudantes foram uma constante durante a aula. Na avaliação final foi solicitado a presença de todos os professores da disciplina devido as diferentes linhas teóricas adotadas e a introdução da metodologia nas outras disciplinas da graduação. Conclusão e Contribuições: Esta aula poderá servir como modelo para os ajustes necessários na implementação da metodologia nas demais disciplinas do curso. Referências 1.Alexander L, Dearsley A. Using standardized patients in an undergraduate mental health simulation. IJMH. 213; 42:2-3, 149-164. 2.Dawood E. Nursing students perspective about role–play as a teaching strategy in Psychiatric Nursing. Nursing. 213; 4(4). Descritores: Educação em Enfermagem. Saúde Mental. Simulação de Paciente.