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Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 437

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437

RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O PROCESSO EDUCATIVO TRANVERSAL DA DISCIPLINA DE ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM

Autores:
Vanessa Mendes Calmont () ; Alex Martins

Resumo:
Vanessa Mendes Calmont1 Alex Martins2 Relatar a experiência de uma acadêmica durante o campo prático da disciplina de Gestão em Saúde e em Enfermagem sob a perspectiva transversal da disciplina. Trata-se de um relato de experiência, de cunho observacional sobre a execução de atividades práticas da disciplina de Gestão em Saúde e em Enfermagem. O estágio foi realizado no Hospital Universitário Dona Francisca Mendes, na cidade de Manaus, com um grupo de dezesseis alunos em estágio prático da disciplina Gestão em Saúde e Enfermagem. Inicialmente os alunos foram divididos em oito áreas, executando diferentes tarefas administrativas na área designada. Durante os dias de estágio (4/4 até 29/4), foi possível observar que todos os alunos tiveram alguma dificuldade relacionada à rotina administrativa de Enfermagem no hospital. As dificuldades observadas podem ter relação com o fato de que a teoria e prática da administração só foram experiênciadas por estes acadêmicos à partir do oitavo período do curso de graduação em Enfermagem. Em contra partida foi possível observar que alguns alunos se destacaram nas atividades administrativas propostas; os mesmos relataram ter experiênciado anteriormente alguma vivencia prática ou teórica relacionada ao desenvolvimento de habilidade administrativa, seja por meio de disciplinas optativas ou minicursos. Percebeu-se que a função da administração perpassa por todas as áreas de uma instituição de saúde. Sempre é possível melhorar, no que diz respeito a essa transdisciplinaridade 1,2 e transversalidade 3,4 da disciplina de Administração, atentando-se principalmente para o processo de ensino e aprendizagem, que poderá refletir em serviços de saúde diversos tornando-os mais eficientes. 1CAMILLO, Simone de Oliveira. Um olhar complexo sobre o processo ensino aprendizagem em um Curso de Graduação em Enfermagem. São Paulo, 24. 125f. Dissertação (Mestrado)- Programa de Pós-Graduação em Infecções e Saúde Pública - Área de Concentração em Saúde Coletiva-Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo 2IGNATTI,Carmencita, PINTO, Denise Maria Almada de O, SILVA, Walmeiry Simone da, Debatendo a Transdisciplinaridade na Formação Profissional na Enfermagem. Revista Eletrônica da UNIFIA, 214, Amparo-MG. Disponível em: http://unifia.edu.br/revista_eletronica/revistas/educacao_foco/artigos/transdisciplinaridade.pdf 3PIEROTTI, et al. Currículo Integrado De Enfermagem: Distribuição e Avaliação do Tema Transversal Ser Humano. Revista Espaço para a Saúde, v 15, suplemento n.1,p175-184, junho 214. 4SILVA et. al. Processo de Formação da(o) Enfermeira(o) na Contemporaneidade: Desafios e Perspectivas.Texto Contexto Enfermagem, Florianópolis, 21 Jan-Mar; 19(1): 176-84 Descritores: Administração; Enfermagem; Transdisciplinaridade. EIXO II – Formação e Produção do Conhecimento em Enfermagem 1 Academica de Enfermagem, Universidade do Estado do Amazonas, 2 Professor Especialista, Docente da Universidade do Estado do Amazonas