Pôster
416 | SEXUALIDADE NA TERCEIRA IDADE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: revisão bibliográfica | Autores: Isabela Bastos Jácome de Souza () ; Pollyanna da Fonseca Silva Matsuoka (UFMA) ; Rodrigo José Martins (UFMA) ; Suzana Farias Brasil Nepomuceno (UFMA) ; Thágore Gregory Silva Valentim (UFMA) ; Renato Mendes Miranda (UFMA) |
Resumo: INTRODUÇÃO: Sexualidade nos dias atuais não está meramente ligada à função reprodutiva, mas também como fonte de prazer, realização e manutenção da saúde em todas as idades. OBJETIVO: Analisar os fatores relacionados à sexualidade da pessoa idosa na atenção primária. METODOLOGIA: Trata-se de um levantamento bibliográfico, o qual foi realizado durante o mês de maio de 216, pelas bases de dados Bireme – Biblioteca Regional de Medicina (LILACS – Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde e BDENF – Base de Dados de Enfermagem) e SciELO – ScientificElectronic Library Online onde foram utilizados 8 artigos. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Mais de 5% das pesquisas avaliadas trouxe a predominância do sexo feminino. Quanto ao estado civil, percebe-se que há a manutenção de uniões estáveis através do casamento seguido de viúvos e divorciados, onde apenas 25% dos estudos trazem dados em que esses viúvos estão atualmente com um (a) companheiro (a). 5% dos estudos entrevistaram idosos com escolaridade média de 1 a 5 anos, 25% com ensino médio completo e 25% não foi relatado. Em 25%, foram encontradas citações de outros tipos de manifestação de sexualidade como “carinhos e toques” e “atenções especiais”, demonstrando que sexualidade não se trata apenas de sexo propriamente dito, mas também de companheirismo. CONCLUSÃO: A maioria da população idosa no Brasil possui uma escolaridade baixa, e isso nos faz refletir acerca dos conhecimentos em saúde e autocuidado, como a prevenção de DST’s. CONTRIBUIÇÕES: A enfermagem é ponto chave na abordagem das questões sobre sexualidade, por ser um dos profissionais em contato direto na comunidade.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
1. Maschio MBM, Balbino AP, Souza PF, Kalinke LP. Sexualidade na terceira idade: medidas de prevenção para doenças sexualmente transmissíveis e AIDS. Rev. Gaúcha Enferm., Porto Alegre (RS) 211 set;32(3):583-9.
Descritores: Idoso, Sexualidade, Atenção Primária. |