Imprimir Resumo


Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 407

Pôster


407

Enfermagem preventiva e assistencial no cuidado de idosos politraumatizados atendidos em um pronto socorro da cidade de Manaus, um relato de experiência.

Autores:
Ciro Félix Oneti () ; Raquel de Souza Praia (UNATI-AM/UFAM/UEA/UFSM) ; Inêz Santiago Siqueira Neta (UNATI-AM/UFAM/UEA) ; Arthenize Riame Praia G. de Araújo (UNATI-AM/UNIP-AM/HUGV-AM)

Resumo:
Introdução: o aumento quantitativo e percentual da população de idosos na sociedade, assim como o surgimento de síndromes geriátricas têm contribuído para tornar mais frequente a presença de idosos em setores de emergência dos pronto-socorros. Parte dessas internações pode ser evitada se for desenvolvida uma boa abordagem preventiva na estratégia de cuidados primários que visem reduzir a incidência de acidentes domésticos. Uma situação que envolve queda pode exercer um efeito devastador sobre o organismo de um indivíduo idoso. Objetivos: Acompanhar o desenvolvimento de ações de enfermagem no cuidado ao paciente idoso politraumatizado. Contribuir com o corpo de conhecimentos de enfermagem sobre o cuidado emergencial ao idoso politraumatizado. Enfatizar a importância da prevenção primária. Metodologia: Este trabalho é fruto de uma observação de acadêmicos de Enfermagem entre os meses de maio a agosto de 216 nos setores de Politrauma e Observação no Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio Pereira Machado (HPS JLPM). As observações sobre as condutas, achados clínicos e situações foram correlacionadas com literatura especializada e atual de enfermagem. Resultados: Acidentes domésticos podem ser representados por quedas, choques elétricos, intoxicações, afogamentos, queimaduras, etc, e significam uma grande parcela dos idosos atendidos nos setores de Politrauma e Observação do HPS JLPM. Também foram constatadas causas de internação como acidentes automobilísticos, agressões físicas e acidentes de trabalho. Observamos bastante empenho por parte da equipe na manutenção do conforto e uso do pensamento crítico acerca das decisões que envolvem a equipe multidisciplinar. Considerações finais: ficou evidente a extrema importância do profissional de enfermagem na atenção em nível terciário ao paciente idoso vítima de trauma e nossas impressões foram bastante positivas acerca do cuidado prestado na instituição sede da observação. Referências: 1.Enfermagem em UTI: cuidando do paciente crítico, 2. Padilha e cols. Manole, Barueri,SP, 21. Ribeiro E. E. Envelhescência. Envelhecer bem e com qualidade. 1. ed. Rio de Janeiro UnATI, 28. Descritores: Idoso, enfermagem, trauma.