COMUNICAÇÃO COORDENADA
404 | ELABORAÇÃO DO DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM RISCO DE INTEGRIDADE TISSULAR PREJUDICADA | Autores: Katiucia Martins Barros () ; Daclé Vilma Carvalho (Escola de Enfermagem da UFMG) |
Resumo: Introdução: Enfermeiros identificam necessidades de saúde que não possuem diagnósticos na terminologia da NANDA Internacional para designá-las. Até a versão 212-214, apenas o diagnóstico risco de integridade da pele prejudicada designava o risco para lesões teciduais, não contemplando o risco para lesões tissulares localizadas abaixo da pele. Objetivo: Elaborar o diagnóstico risco de integridade tissular prejudicada. Descrição metodológica: O diagnóstico risco de integridade tissular prejudicada foi elaborado a partir da revisão do diagnóstico integridade tissular prejudicada1. Para revisar esse diagnóstico, realizou-se uma análise de conceito utilizando o modelo de Walker e Avant2. Para determinar o uso do conceito, os atributos definidores e os antecedentes de integridade tissular prejudicada, realizou-se uma revisão integrativa da literatura3. Os estudos foram selecionados nas bases MEDLINE/PubMed, LILACS, BDEnf, CINAHL, TESESENF, no Banco de Teses da CAPES, no Banco de Dados Bibliográficos da USP (DEDALUS) e no Google Acadêmico, considerando os critérios de inclusão: artigos publicados em português, inglês e espanhol e dissertações ou teses publicadas em português que descrevem características definidoras e/ou fatores relacionados de integridade tissular prejudicada, a partir de 26. utilizaram-se os descritores não controlados integridade tissular prejudicada e seus sinônimos em inglês e espanhol, e o descritor controlado nursing diagnosis. Foram selecionadas 28 publicações para a amostra da revisão integrativa. Resultados: A revisão integrativa forneceu atributos definidores e antecedentes de integridade tissular prejudicada que representam, respectivamente, características definidoras e fatores relacionados desse diagnóstico1. Como os antecedentes representam fatores associados à ocorrência de lesões teciduais, considerou-se que esses elementos representam tanto o fator relacionado quanto o fator de risco do diagnóstico. Conclusão: A revisão de integridade tissular prejudicada permitiu elaborar o diagnóstico risco de integridade tissular prejudicada, ambos incorporados à terminologia da NANDA Internacional (215-217). Espera-se que o diagnóstico risco de integridade tissular prejudicada contribua para que necessidades de saúde comuns na prática clínica dos enfermeiros possam ser nomeadas e comunicadas por meio de uma linguagem padronizada.
Descritores: Enfermagem. Diagnóstico de enfermagem. Formação de conceito.
1 Barros KMB. Revisão do Diagnóstico de Enfermagem Integridade Tissular Prejudicada: uma análise de conceito [dissertação de mestrado]. Belo Horizonte: Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais; 212.
2 Walker LO, Avant KC. Concept analysis. 5nd ed. Pearson; 211. Strategies for theory construction in nursing; p. 157-179.
3 Broome ME. Integrative Literature Reviews for the development of Concepts. In: RODGERS, B. L.; KNAFL, K. A. Concept Development in Nursing: Foundations, Techniques and Application |