Pôster
402 | EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO PRÁTICA DE CUIDADO DE ENFERMEIRAS DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA | Autores: Tatiana Almeida Couto () ; Flavia Pedro dos Anjos Santos (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia) ; Sonia Acioli (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) ; Vanda Palmarella Rodrigues (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia) ; Juliana Costa Machado (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia) ; Moema Santos Souza (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia) |
Resumo: A educação em saúde consiste em uma das atribuições comuns a todos profissionais da equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF) e deve ser assegurada no planejamento e no desenvolvimento de tais atividades, a participação e interação entre usuários e equipe1. Este estudo objetivou identificar o entendimento de usuários sobre a prática educativa realizada por enfermeiras que atuam na ESF. Estudo qualitativo realizado com 35 usuários cadastrados em 1 Unidades de Saúde da Família de Jequié-BA entre junho e novembro de 214. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia sob parecer nº 31.69/213. Os resultados foram organizados pela técnica de análise de conteúdo, modalidade temática2. Os usuários destacaram a realização de práticas educativas da enfermeira durante as orientações nas consultas, enfatizando a adesão ao tratamento pelo indivíduo, alimentação adequada, atividade física e fluxo para marcação de exames. Referiram ainda que não participam das atividades educativas em virtude de envolvimento nas atividades domésticas e laborais, assim como o insuficiente incentivo pela equipe da ESF para a participação em tais atividades. Conclui-se que há necessidade da criação de estratégias que potencializem a prática educativa realizada por enfermeiras que atuam nas ESF, direcionadas às necessidades de saúde dos usuários e que não se restrinjam às consultas de enfermagem. As contribuições do estudo para a Enfermagem se referem à necessidade de enfermeiras superarem a visão biologicista na realização da educação em saúde através de práticas que promovam a participação ativa dos sujeitos.
DESCRITORES: Educação em saúde. Estratégia Saúde da Família. Cuidados de Enfermagem.
REFERÊNCIAS:
1. Brasil. Ministério da Saúde. Política Nacional de Atenção Básica. Departamento de Atenção Básica. Brasília: Ministério da Saúde, 212.
2. Bardin L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 7, 211.
Autoras:
1Enfermeira, Mestra em Ciências da Saúde. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Enfermagem e Saúde, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. E-mail: tatiana_almeidacouto@hotmail.com.
2Enfermeira. Mestra em Enfermagem e Saúde. Doutoranda em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora Assistente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
3 Enfermeira. Doutora em Saúde Coletiva. Professora Associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
4 Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunto da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
5 Enfermeira. Mestra em Enfermagem e Saúde. Professora Assistente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
6 Enfermeira. Mestra em Enfermagem e Saúde. Professora Assistente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. |