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393 | O ARCO DE MAGUEREZ COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE DA CRIANÇA | Autores: Kátia Rodrigues Menezes () ; Ana Teresa Cardoso Bezerra (ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE - ESCS) ; Giovana Moreira Santos (ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE - ESCS) ; Letícia Barbosa Carvalho (ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE - ESCS) ; Lucas Alves da Silva (ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE - ESCS) ; Raíssa Marinho Fogaça (ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE - ESCS) |
Resumo: Introdução: As infecções respiratórias têm grande relevância no cuidado às crianças, o que foi constatado em visitas à pediatria de um hospital público em Brasília1. Observou-se a necessidade de propor atividade lúdica sobre o impacto desta problemática. Objetivo: Sensibilizar os responsáveis de crianças internadas sobre problemas respiratórios na infância. Método: Relato de experiência de atividade com estudantes de graduação em enfermagem da Escola Superior de Ciências da Saúde, utilizando o Arco de Maguerez como estratégia2. Resultado: Na primeira etapa do Arco, observamos importante relação entre as internações pediátricas e os problemas respiratórios. Na segunda etapa, levantamos os pontos chave sobre os problemas respiratórios, suscetibilidade das crianças, fatores de risco e cuidados de promoção da saúde da criança. Alicerçado na etapa de teorização sobre o tema e levantamento de hipóteses, planejamos dramatização abordando a temática e confeccionamos folder orientando cuidados domiciliares. Na fase de aplicação à realidade, as ações foram divididas em três momentos: primeiro a dramatização sobre os fatores de risco para problemas respiratórios; segundo uma roda de conversa para o esclarecimento de dúvidas e entrega de folder explicativo. Por último, realizamos avaliação da atividade. Ao término do projeto obtivemos feedback positivo dos acompanhantes quanto a abordagem do tema Conclusão: A implementação da atividade oportunizou interação entre as crianças, acompanhantes e discentes, com relatos de experiência dos atores envolvidos e esclarecimento de dúvidas. Contribuição para Enfermagem: A atividade mostrou ser possível e eficaz realizar ações de promoção da saúde em nível de atenção secundária. Referência: 1. MAISEL BA et al. Perfil epidemiológico das internações em uma unidade pediátrica do Sistema Único de Saúde. Fisioterapia Brasil, São Paulo. 215. 16(1): 19-24. Disponível: http://portalatlanticaeditora.com.br/index.php/ fisioterapiabrasil/article/view/293/53; Acesso em 28/8/16. 2.Prado ML do et al . Arco de Charles Maguerez: refletindo estratégias de metodologia ativa na formação de profissionais de saúde. Esc. Anna Nery, Rio de Janeiro. Mar 212. 16(1):172-177. Disponível: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext &pid=S1414-8145212123&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 1/3/16. Palavras-chave: educação em enfermagem, saúde da criança, promoção da saúde, enfermagem. |