Imprimir Resumo


Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 391

Pôster


391

Análise da infecção pelo Mycobacterium tuberculosis em pessoas vivendo com HIV/aids no Centro de Saúde N° 1. Brasília-Distrito Federal, 2012-2016

Autores:
Raquel Franca Ornelas () ; Sandra Renata Nakashoji (SES-DF) ; Thiago Von Grapp Monteiro (Universidade Católica de Brasília) ; Raiane Rayssa Pereira dos Santos (Escola Superior de Ciências da Saúde) ; Maria do Socorro Nantua Evangelista (Escola Superior de Ciências da Saúde)

Resumo:
Introdução: Pacientes soropositivos são em geral, vulneráveis a diversas infecções, inclusive a infecção latente da tuberculose (ILTB) e a doença tuberculosa (TB)1, daí a necessidade de identificar e tratar precocemente a ILTB2. Objetivo: Analisar a ILTB em pessoas vivendo com HIV/aids no Centro de Saúde N°1, Brasília - Distrito Federal (DF). Metodologia: Trata-se de um estudo de coorte retrospectivo e prospectivo com 88 pacientes, =18 anos, residente no DF e sem TB ativa. Analisaram-se dados sociodemográficos, resultados da Prova Tuberculínica (PT), IGRA, CD4 e carga viral. Aprovado pesquisa no Comitê de Ética da FEPECS, Parecer Nº 1.475.747. Resultados: A maioria dos pacientes eram homens, com 4 a 49 anos, solteiros e renda = seis salários mínimos. Referiram = nove anos de estudo, tinham CD4 = 35 células/mm³ e carga viral não detectável. A PT e IGRA foram positivos, em 4,5% e 5,7% dos casos, respectivamente. Confirmando nove casos de ILTB e todos iniciaram quimioprofilaxia. Conclusão: Observou-se que a ILTB está presente nessa população, sendo importante a vigilância contínua da TB pelos programas de TBxHIV/aids. Contribuição para Enfermagem: Os dados permitem subsidiar os programas e gestores, e auxiliam na identificação do problema da ILBT na população vivendo com HIV/aids. Referências Bibliográficas: 1. Pai M, Denkinger CM, Kik SV, Rangaka MX, Zwerling A, Oxlade O, et al. Gamma Interferon Release Assays for Detection of Mycobacterium tuberculosis infection. Clinical Microbiology Reviews. 214;27(1):3-2. 2. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Manual de Recomendações para o Controle da Tuberculose no Brasil. Brasília: Ministério da Saúde; 211.