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Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 389

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389

Objective Structured Clinical Examination (OSCE) na Enfermagem: opinião de docentes e enfermeiros

Autores:
Margareth Alves Bastos E Castro () ; Eloiza Augusta Gomes (Faculdade Ciências Médicas de Juiz de Fora)

Resumo:
Introdução: A avaliação da aprendizagem constitui uma importante etapa da formação do estudante de enfermagem. Atualmente, formas distintas são aplicadas para avaliar aspectos cognitivos, psicomotores e afetivos. Destaca-se entre os métodos o OSCE como possibilidade de avaliar competências clínicas. Objetivo: analisar a implantação do OSCE no Curso de Enfermagem de uma Faculdade da Zona da Mata Mineira na visão dos docentes e enfermeiros do hospital de ensino. Método: Estudo transversal, quantitativo, incluídos 12 docentes de enfermagem e 5 enfermeiros do hospital de ensino da Instituição. Dados coletados por questionário. Avaliou-se por estatística descritiva a validade do OSCE no curso de enfermagem, tarefas e estações cumpridas, organização do exame, pertinência do conteúdo e contribuição para formação. Parecer CEP nº 849.258. Resultados: Todos avaliadores concordaram que o OSCE é válido no Curso para avaliação de habilidades e competências clínicas, 8% destacaram que as estações e tarefas executadas refletiram situações vivenciadas na formação, 75% considerou o processo organizado. Ficaram satisfeitos com o cenário e tempo de execução da tarefa 8%; 4 docentes discordaram que as estações de gerenciamento e comunicação foram falhas em relação ao tempo para leitura e feedback. No fortalecimento do aprendizado todos os envolvidos neste estudo apontam-no como positivo para aprendizagem. Conclusão: A introdução deste método no Curso de Enfermagem é válida e possibilita (re)aplicação para avaliar competências clínicas. Novos estudos são necessários para difundir este exame na Enfermagem. Implicações para Enfermagem: Avaliações clínicas estruturadas favorecem a formação do estudante. Referências: 1- Lofmark A, Martensson G. Implementation and student evaluation of clinical final examination in nursing education. Nurse Education Today, 213; 33: 1563-8. 2- Medeiros SB, Pereira CDFD, Tourinho FSD, Fernandes LGG, Santos VEP. Exame clínico objetivo estruturado: reflexões sob um olhar da enfermagem. Cogitare Enferm. 214; 19(1):17-3.