Pôster
387 | Conflitos éticos no contexto do ensino e da prática: o discurso de estudantes de graduação em enfermagem | Autores: Dulcinéia Ghizoni Schneider () ; Flavia Regina Souza Ramos (Universidade Federal de Santa Catarina) ; Felipa Rafaela Amadigi (Universidade Federal de Santa Catarina) ; Mara Ambrosina de Oliveira Vargas (Universidade Federal de Santa Catarina) ; Laura Cavalcanti de Farias Brehmer (Universidade Federal de Santa Catarina) ; Luciana Ramos da Silveira (Universidade Federal de Santa Catarina) |
Resumo: Introdução: Conflitos éticos são situações em que valores morais são confrontados, a partir da visão, das crenças, dos referenciais das pessoas envolvidas na situação conflituosa(1). Várias são as referências que guiam a prática dos profissionais: o código de ética profissional, a lei do exercício profissional, o conhecimento específico da sua área de atuação, conhecimentos sobre as normas de conduta de determinadas sociedades entre outros. Objetivo: conhecer os conflitos éticos, identificados por alunos de graduação em enfermagem, no contexto do ensino e da prática de enfermagem. Metodologia: estudo exploratório descritivo de abordagem qualitativa, recorte de um Macro Projeto de Pesquisa sobre o Ensino da Deliberação Moral, desenvolvido com 3 estudantes da 4ª a 1ª fases do curso de graduação em enfermagem de uma universidade pública do sul do Brasil. Os dados foram coletados por meio de um questionário contendo questões abertas em que o estudante discorria sobre um conflito ético vivenciado no ensino ou na prática da enfermagem. A análise de dados seguiu o referencial da Análise Textual Discursiva(2). O Projeto foi aprovado por Comitê de Ética em Pesquisa e todos os alunos assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Resultados: os conflitos éticos relatados pelos estudantes resultaram em três categorias: problemas na relação professor aluno, com abuso de poder do professor; problemas na relação profissionais de enfermagem e cliente/família, com desrespeito à autonomia e dignidade do paciente; problemas na relação do acadêmico com o campo de prática, com falta de sigilo sobre informações. Conclusões: os conflitos éticos identificados expõem certa divergência entre os discursos proferidos na academia e as práticas desenvolvidas. Contribuições/Implicações para a Enfermagem: a discussão e a reflexão sobre conflitos éticos são fundamentais para o desenvolvimento de competências éticas na formação e na atuação profissional.
Palavras-Chave: ética; conflito; estudantes de enfermagem.
Referências
1. Zoboli E. Bioética clínica na diversidade: a contribuição da proposta deliberativa de Diego Gracia. Revista Bioethikos. Centro Universitário São Camilo - 212;6(1):49-57.
2. Moraes R, Galiazzi MC. Análise textual discursiva. Ijuí, Ed. Unijuí; 27. |