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Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 386

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386

PERFIL DOS SERVIÇOS DE ATENDIMENTO AS PVHA PARTICIPANTES DO PROGRAMA NACIONAL DE DST/AIDS E HEPATITES VIRAIS AS NO BRASIL

Autores:
Daniela Sousa Oliveira () ; Denize Cristina de Oliveira (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO) ; Geani Farias Machado (Universidade Federal de Rio Grande) ; Sérgio Corrêa Marques (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO) ; Yndira Yta Machado (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO)

Resumo:
Os serviços de atendimento as pessoas que vivem com o HIV/Aids possuem perfis diferenciados nas regiões do Brasil. Assim, o objetivo desse estudo é descrever o perfil dos serviços de atendimento às PVHA que integram o Programa Nacional de DTS/Aids e hepatites virais no Brasil. Estudo transversal, descritivo, com abordagem quantitativa, realizado em 54 Serviços situados nas cinco regiões brasileiras, entre 211 e 212. Os dados foram coletados com os profissionais de saúde com o uso de questionário. Os resultados foram organizados em tabelas, analisados por meio da estatística descritiva. Os resultados evidenciam que do total de Serviços dez eram na região norte, nove no nordeste, oito no centro-oeste, 25 no sudeste e dois na região sul. Do total de serviços, 2 (37%) eram Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), 16 (29,6%) Serviço de Atendimento Especializado (SAE), dois (3,7%) Centro de Referência em HIV/Aids e dezesseis (29,6%) Ambulatório de Assistência Especializada às pessoas com HIV/Aids. Do total de serviços, 33 (66,7) atendem pessoas com 13 anos ou mais; 41 (75,9%) dos serviços atendem cinco dias na semana, a maioria dos serviços fica aberto ao público oito horas por dia e a maior parte 49 (9,7) localizam-se em áreas de fácil acesso. Quanto à facilidade de circulação, 25 (46,3%) apresentam estrutura física de fácil circulação. Conclui-se que apesar de haver perfis diferenciados entre os serviços, percebe-se através da descrição que os mesmos procuram facilitar o atendimento das PVHA, com fácil acessibilidade e articulação de horários que possam atender a população de forma satisfatória. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Guia prático do cuidador / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. – Brasília: Ministério da saúde. Brasilia, 28. 64p. Borges MJL, Sampaio AS, Gurgel IGD. Trabalho em equipe e interdisciplinaridade: desafios para a efetivação da integralidade na assistência ambulatorial às pessoas vivendo com HIV/Aids em Pernambuco. Ciênc. saúde colet.212; 17(1):147-156. Descritores: HIV/AIDS; Serviços de assistência; cuidado em saúde. Eixo temático: Linha de cuidado e Política de Saúde