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Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 381

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381

ENSINO DA LIDERANÇA NA GRADUAÇÃO: PERCEPÇÃO DE ENFERMEIROS

Autores:
Vanêska Brito Ferreira () ; Simone Coelho Amestoy (Universidade Federal de Pelotas, em exercício provisório na Universidade Federal da Bahia) ; Gilberto Tadeu Reis da Silva (Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Bahia) ; Letícia de Lima Trindade (Universidade do Estado de Santa Catarina) ; Virginia Ramos dos Santos Souza Reis (Universidade do Estado de Santa Catarina)

Resumo:
INTRODUÇÃO: A liderança consiste na habilidade do enfermeiro-líder de influenciar sua equipe, visando alcançar objetivos compartilhados pelo grupo, tendo como finalidade o atendimento das necessidades de saúde dos pacientes e suas famílias. OBJETIVOS: conhecer a percepção de enfermeiros sobre o ensino da liderança vivenciada durante a graduação. DESCRIÇÃO METODOLÓGICA: estudo qualitativo, do tipo descritivo e exploratório, no qual participaram 37 enfermeiros que atuavam em um hospital público no Rio Grande do Sul. A coleta de dados ocorreu por entrevista semiestruturada e foi analisada conforme Analise Temática. RESULTADOS: identificou-se que os enfermeiros reconhecem a liderança como competência profissional que se aprimora na prática, bem como a existência de fragilidades na formação universitária, visto que a liderança precisa ser abordada com mais ênfase na graduação. Destaca-se o pouco incentivo da gerência em desenvolver ações educativas, e quando ocorrem, são pontuais e sem periodicidade. CONCLUSÕES: a liderança representa uma competência profissional imprescindível para auxiliar a atuação do enfermeiro no contexto hospitalar, gerando um impacto positivo na prática hospitalar, relações interpessoais entre a equipe e melhor assistência das necessidades de saúde dos pacientes. CONTRIBUIÇÕES/IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: o ensino da liderança contribui no aprimoramento da prática, qualidade na assistência à saúde, processo de tomada de decisão; melhora da relação interpessoal, segurança prática profissional e direcionamento da equipe. Descritores: Enfermagem, Internato e Residência