COMUNICAÇÃO COORDENADA / PRÊMIO
368 | ASPECTOS RELEVANTES NO TREINAMENTO DE PACIENTES SIMULADOS | Autores: Maria Juscinaide Henrique Alves () ; Ysrael Gledson Barbosa Santos (Faculdade de Ciências Aplicadas Leão Sampaio (FCALS)) ; Gerlane Cristinne Bertino Véras (Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)) ; Evanira Rodrigues Maia (Universidade Regional do Cariri (URCA)) ; Lorita Marlena Freitag Pagliuca (Universidade Regional do Cariri (URCA)) ; Cristiana Brasil Dealmeida Rebouças (Universidade Federal do Ceará (UFC)) |
Resumo: A utilização de pacientes simulados na formação e qualificação dos profissionais de enfermagem tem apresentado implicância positiva para o desenvolvimento de habilidades e atitudes na prática assistencial, exigindo significativa rigorosidade cientifica na utilização desta metodologia1. Logo, os processos de treinamento ganham espaço e precisam ser sistematizados em bases concretas do conhecimento2. Partindo dessa assertiva objetivou-se levantar aspectos ressaltantes no processo de treinamento dos pacientes simulados. Trata-se de um estudo metodológico baseado em um experimento (treinamento de pacientes simulados) desenvolvido de Abril de 216 a Agosto de 216. Para o treinamento percorreu-se as etapas: organização do ambiente da simulação, seleção e recrutamento dos atuantes, aplicação do treinamento (sistematizado em cinco encontros com espaços temporais máximos de quinze dias). Acresce-se que o trabalho apresenta aprovação ética sob parecer nº 1.437.795. Partindo do contexto experiencial aponta-se como aspectos relevantes ao treinamento de pacientes simulados: dispor de ambiente apropriado para o desenvolvimento das atividades, devendo os atuantes serem habilitados no mesmo espaço onde ocorrerá a simulação; dispor de itinerários que categorizem o conjunto de habilidades que os participantes deverão representar, todavia, deve-se prepará-los para ações de improvisos; dispor de instrumento construído em consonância com o contexto da simulação para avaliar o desempenho dos atuantes ao final do treinamento. Na busca constante pelo conhecimento cientificamente válido para preencher lacunas de diversas metodologias utilizadas no cenário educacional2; conclui-se que os pontos apresentados vêm proporcionar subsídios ao processo de treinamento dos pacientes simulados, permitindo avançar na formação e qualificação dos profissionais de enfermagem.
Referências:
1. CREA, K.A. Practice Skill Development Through the Use of Human Patient Simulation. Am J Pharm Educ., v.75, n.9, p. 188, Nov. 211.
2. CORSO, S.J.F.; DELGADO, M.B.; GÓMEZ-RESTREPO, C. Uso de pacientes simulados en psiquiatria. Rev. Colomb. Psiquiat., vol. 41, Suplemento 212. |