Pôster
360 | TREINAMENTO DIDÁTICO NA RESIDÊNCIA MULPROFISSIONAL EM SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA | Autores: Lidieine Gonçalves Kataguri () ; Alexandre Marcos Rodrigues Braga (Universidade Federal do Triângulo Mineiro) ; Aline Ciabotti Dias (Universidade Federal do Triângulo Mineiro) ; Ana Paula Arantes (Universidade Federal do Triângulo Mineiro) ; Grazielle Riceto Dias Silva (Universidade Federal do Triângulo Mineiro) ; Sybelle de Souza Castro (Universidade Federal do Triângulo Mineiro) |
Resumo: INTRODUÇÃO: A Residência Multiprofissional da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) visa à formação técnica e científica, desenvolvendo habilidades crítica, reflexiva, humanística e com responsabilidade para desenvolver suas atividades individuais e em equipe. OBJETIVO: Descrever o processo de formação dos residentes para desenvolver práticas pautadas em conhecimento científico e assegurando assistência de qualidade contribuindo para melhorar a saúde do país. DESCRIÇÃO METODOLÓGICA: O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Universidade Federal do Triângulo Mineiro consiste em parte de aulas teóricas e práticas que foram ministradas no primeiro semestre de 216 proporcionado por docentes e profissionais dos serviços de saúde da área hospitalar e saúde pública. Nesta formação utilizou-se metodologias diversas, como leitura, discussão e produção de reflexões criticas e de pesquisas cientificas; observação participativa, estudo e acompanhamento de casos; participação em grupos terapêuticos entre outros. RESULTADOS: Com a metodologia de formação aplicada observou-se o aperfeiçoamento profissional dos residentes e o desenvolvimento do compromisso social para colaborarem com a política de saúde do SUS. CONCLUSÃO: É necessário que os profissionais dos serviços atuem na formação dos profissionais de saúde com o objetivo de aprimorar as habilidades interpessoais e ajustar o perfil profissional para atender às mudanças ocorridas no modelo de atenção à saúde, contribuindo para a reorganização dos serviços públicos e de suas demandas. IMPLICAÇÕES PARA ENFERMAGEM: É importante ter na enfermagem profissionais qualificados, que saibam trabalhar a interdisciplinaridade e tenham condutas ajustadas às políticas públicas de saúde.
Descritores: Residência Multiprofissional em Saúde, Políticas Públicas e Formação Profissional em Saúde.
REFERÊNCIAS:
Rosa, SD., Lopes, R E. (21). Residência multiprofissional em saúde e pós-graduação lato sensu no Brasil: apontamentos históricos. Trab. educ. saúde, 7(3), p. 479-498.
EIXO I –Formação e Produção do Conhecimento em Enfermagem |