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Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 354

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354

Avaliação da Resiliência dos Docentes de Enfermagem: Contribuições para a Saúde do Trabalhador

Autores:
Regina Célia Gollner Zeitoune () ; Raquel Juliana Soares de Oliveira (ESCOLA DE ENFERMAGEM ANNA NERY)

Resumo:
No contexto profissional,a resiliência vem sendo discutida como uma forma de minimizar as consequências de pressões sofridas pelos trabalhadores em seu ambiente laboral.1 Dentre as profissões, tem-se a do professor de enfermagem, que convive com vários fatores adversos que podem gerar angústia e sofrimento decorrentes da demanda de trabalho. De forma geral, o trabalho do docente de enfermagem do ensino superior é caracterizado por atividades acadêmicas e administrativas, gerando assim sobrecarga do professor podendo levar ao adoecimento aqueles que não sabem lidar com situações adversas.2Objetivos do estudo: descrever os modelos de crenças determinantes de resiliência dos docentes de enfermagem de universidades públicas; analisar o padrão de comportamento de resiliência e discutir as implicações dos modelos de crenças determinantes de resiliência dos docentes de enfermagem para a saúde do trabalhador. Estudo com delineamento transversal e abordagem quantitativa, realizado nas Universidades Públicas situadas no Estado do Rio de Janeiro. Para a coleta de dados, utilizou-se a escala de resiliência “QUEST_Resiliência”.3 Através deste estudo verificou-se que aproximadamente 3% dos docentes se posicionaram em uma condição de excelente resiliência diante do estresse. Na condição de moderada resiliência face ao estresse houve o registro de 15,9% dos docentes no MCD Autoconfiança e fraca resiliência perante ao estresse houve o registro de 21,2% dos docentes no MCD Autoconfiança; 18,2% no MCD Autocontrole; 36,4% no MCD Otimismo com a Vida e 6,6% no MCD Sentido da Vida. O estudo mostrou que apesar de muitos professores apresentarem uma condição de forte e/ou excelente resiliência, se faz necessário estratégias para o fortalecimento dos professores que apresentaram condição de fraca e/ou moderada resiliência. Palavras-chave: docentes de enfermagem; saúde do trabalhador; resiliência psicológica Referências 1. Ferreira, JS. A importância da resiliência, estresse, síndrome de burnout e absenteísmo nas organizações e na saúde dos profissionais. 211. 31 p. Monografia (Pós-Graduação de Auditoria e Gestão em Saúde) – Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba/PR, 211. 2. Caran, VCS et al. Riscos Ocupacionais Psicossociais e sua repercussão na saúde de docentes universitários. Rev. enferm. UERJ, Rio de Janeiro, vol. 19, n. 2, p. 255-261, abr/jun. 211. Disponível em < http://www.facenf.uerj.br/v19n2/v19n2a14.pdf> 3. Barbosa, GS. Roteiro dos Índices de Resiliência: um exemplo de análise comentada do “Quest_Resiliência versão Ambiente de Trabalho – completo. São Paulo: Edição do Autor, 21.