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Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 346

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346

EDUCAÇÃO PARA OS CUIDADOS PALIATIVOS EM ONCOLOGIA

Autores:
Ana Dulce Santana dos Santos () ; Octavio Muniz As Costa Vargens (UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro) ; Gabriella Novaes de Andrade (Hospital Universitário Pedro Ernesto) ; Carla Marins Silva (UERJ- Universidade do Estado do Rio de Janeiro.) ; Ricardo Souza Evangelista Sant’ana (UERJ- Universidade do Estado do Rio de Janeiro.) ; Vania Lucia de Sales Pedreira (SESAB - Secretaria do Estado da Bahia- Hospital Octavio Mangabeira)

Resumo:
Introdução: a compreensão dos rituais e formas de enfrentamento da morte pelos indivíduos pode gerar uma base importante para a preparação dos profissionais de saúde que lidam cotidianamente com a morte. Objetivo: refletir sobre sistemas de apoio para uma educação permanente de profissionais com base nos aspectos humanísticos dos cuidados paliativos. Metodologia: ensaio que apresenta a antropologia da morte e a perspectiva do cuidado humanizado com os cuidados paliativos. Consistiu em revisão integrativa realizada nas bases LILACS, BDENF, MEDLINE, através do gerenciador BVS. Foram selecionados textos que abordam a antropologia da morte, cuidados paliativos, educação para o cuidado na morte e morrer. Resultados: A análise dos 8 artigos permitiu perceber que o paradigma dominante no campo da saúde, envolve o cuidar para a vida, aponta a necessidade de olhar para outra direção, cuidar para a morte, ajudando os pacientes e sua família a viver o processo de morrer e o luto. O foco deve ser no cuidar e não apenas no curar. Esse cuidar deve estar centrado no paciente, até o final de sua vida, e nas famílias. Urge um programa educativo para os profissionais, capaz de promover a compreensão da morte como um processo natural, e da qualidade de vida dos que estão morrendo com base nos aspectos humanísticos da filosofia dos cuidados paliativos(1,2). Conclusão: Destaca-se a necessidade de se investir no estudo de estratégias de ensino para os cuidados paliativos e agregar o assunto à matriz curricular das instituições acadêmicas de Enfermagem. Referências 1. Vargens OMC, Bertero C. The Phantom of Death Improving Quality of Life: You Live Until You Die AM J Hosp Palliat Care, first published on January 12, 212 . 2. Kovács MJ. Educação para a morte. Temas e reflexões. São Paulo: Casa do Psicólogo, 23.