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342 | PERCEPÇÃO DO DOCENTE ENFERMEIRO SOBRE A SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM | Autores: Silvanira Dias Machado () ; Bruna do Santos Almeida (Faculdade de Guanambi- FG) ; Cinoélia Leal de Souza (Faculdade de Guanambi- FG) ; Elaine Santos da Silva (Faculdade de Guanambi- FG) ; Vanda Santana Gomes (Faculdade de Guanambi- FG) ; Roberta Lopes da Silva (Faculdade de Guanambi- FG) |
Resumo: INTRODUÇÃO: A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) é considerada a metodologia e instrumento de trabalho da enfermagem, e proporciona maior qualidade da assistência prestada ao cliente, e maior autonomia ao enfermeiro. Diante disso, a compreensão pelo docente enfermeiro sobre o processo de ensino e aplicação da SAE é fundamental, pois é na instituição de ensino superior que o estudante tem o primeiro contato com o processo de enfermagem, sendo o docente corresponsável pela construção do conhecimento do futuro profissional enfermeiro. OBJETIVO: Analisar a percepção do docente enfermeiro sobre a SAE. METODO: Pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, realizada com 7 professores enfermeiros do curso de Enfermagem de uma faculdade da Bahia, de janeiro a junho de 216. RESULTADOS: Percebe-se que, os docentes reconhecem a importância da SAE, relatam que a aplicam em suas aulas, porém quando questionados a forma de aplicação e o desenvolvimento das etapas do processo, as respostas são vagas e pouco objetivas, demonstrando que para os próprios docentes a aplicação da SAE ainda não é algo claramente definida para a prática. DISCUSSÃO: A falta de conhecimento sobre a SAE, sua aplicabilidade e desenvolvimento é algo recorrente na profissão, sendo essencial a oferta da SAE durante a graduação. É indispensável também que o profissional tenha sempre interesse em ampliar seus conhecimentos em busca de maiores informações através da pratica da educação continuada. IMPLICAÇÕES PARA ENFERMAGEM: Embora sejam inúmeros os benefícios, a implantação da SAE ainda é mínima, entre os grandes obstáculos para implanta-la, destaca-se o pouco conhecimento e a dificuldade em desenvolver suas etapas; uma barreira gigante. Assim, é importante para sensibilizar os profissionais de enfermagem, sobretudo os formadores de novos profissionais, para a importância da aplicação do processo de enfermagem como método científico, de estruturação e valorização da profissão.
DESCRITORES: Docentes de Enfermagem; Processos de Enfermagem; Educação em Enfermagem; Bacharelado em Enfermagem.
REFERÊNCIAS
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SANTOS, W, N. Sistematização da assistência de enfermagem: o contexto históric |