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Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 342

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342

PERCEPÇÃO DO DOCENTE ENFERMEIRO SOBRE A SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM

Autores:
Silvanira Dias Machado () ; Bruna do Santos Almeida (Faculdade de Guanambi- FG) ; Cinoélia Leal de Souza (Faculdade de Guanambi- FG) ; Elaine Santos da Silva (Faculdade de Guanambi- FG) ; Vanda Santana Gomes (Faculdade de Guanambi- FG) ; Roberta Lopes da Silva (Faculdade de Guanambi- FG)

Resumo:
INTRODUÇÃO: A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) é considerada a metodologia e instrumento de trabalho da enfermagem, e proporciona maior qualidade da assistência prestada ao cliente, e maior autonomia ao enfermeiro. Diante disso, a compreensão pelo docente enfermeiro sobre o processo de ensino e aplicação da SAE é fundamental, pois é na instituição de ensino superior que o estudante tem o primeiro contato com o processo de enfermagem, sendo o docente corresponsável pela construção do conhecimento do futuro profissional enfermeiro. OBJETIVO: Analisar a percepção do docente enfermeiro sobre a SAE. METODO: Pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, realizada com 7 professores enfermeiros do curso de Enfermagem de uma faculdade da Bahia, de janeiro a junho de 216. RESULTADOS: Percebe-se que, os docentes reconhecem a importância da SAE, relatam que a aplicam em suas aulas, porém quando questionados a forma de aplicação e o desenvolvimento das etapas do processo, as respostas são vagas e pouco objetivas, demonstrando que para os próprios docentes a aplicação da SAE ainda não é algo claramente definida para a prática. DISCUSSÃO: A falta de conhecimento sobre a SAE, sua aplicabilidade e desenvolvimento é algo recorrente na profissão, sendo essencial a oferta da SAE durante a graduação. É indispensável também que o profissional tenha sempre interesse em ampliar seus conhecimentos em busca de maiores informações através da pratica da educação continuada. IMPLICAÇÕES PARA ENFERMAGEM: Embora sejam inúmeros os benefícios, a implantação da SAE ainda é mínima, entre os grandes obstáculos para implanta-la, destaca-se o pouco conhecimento e a dificuldade em desenvolver suas etapas; uma barreira gigante. Assim, é importante para sensibilizar os profissionais de enfermagem, sobretudo os formadores de novos profissionais, para a importância da aplicação do processo de enfermagem como método científico, de estruturação e valorização da profissão. DESCRITORES: Docentes de Enfermagem; Processos de Enfermagem; Educação em Enfermagem; Bacharelado em Enfermagem. REFERÊNCIAS CONCEIÇÃO, V, M.; et al. Percepções culturais de acadêmicos e de enfermeiros sobre a sistematização da assistência de enfermagem. Rer Enferm UFSM 214 Abr/ Jun; 4(2): 378- 388. MARINELLI, N, P.; SILVA, A, R, A.; SILVA, D, N, O. Sistematização da assistência de enfermagem- desafios para a implantação. Revista Enfermagem contemporânea. 215; 4(2): 254- 263. MEIRELES, G, O, A, B.; LOPES, M, M.; SILVA, J, C, F. O conhecimento dos enfermeiros sobre a sistematização da assistência de enfermagem. Ensaios e ciência- ciências biológicas, agrárias e da saúde. Vol. 16, nº 1, Ano 212. REMIZOSKI, JUCILENE.; ROCHA, M. M.; VALL, JANAINA. Dificuldades na implantação da sistematização da assistência de enfermagem- SAE: uma revisão teórica. Cadernos da escola de saúde, Curitiba, 3: 1- 14, 21. ISSN 1984- 741. SANTOS, W, N. Sistematização da assistência de enfermagem: o contexto históric