COMUNICAÇÃO COORDENADA / PRÊMIO
340 | A DISCUSSÃO SOBRE MEIO AMBIENTE NA FORMAÇÃO DA(O) ENFERMEIRA(O) | Autores: Cinoélia Leal de Souza () ; Cristina Setenta Andrade (Universidade Estadual de Santa Cruz) ; Elaine Santos da Silva (Faculdade Guanambi) |
Resumo: Objetivo: analisar a Educação Ambiental no currículo da graduação de enfermagem. Pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória. Método: os dados foram coletados nos programas e ementas de disciplinas em quatro cursos de graduação em enfermagem nas universidades estaduais da Bahia, e com os estudantes dos respectivos cursos. Resultados: percebeu-se que, apesar dos currículos dos cursos de enfermagem apontarem maior aproximação aos aspectos ambientais em relação a outros cursos na área de saúde. Discussão: as enfermeiras(os) possuem papel de destaque na consolidação da relação entre saúde e meio ambiente, pois produzem e também gerenciam grande quantidade de resíduos sólidos infectados, além de atuarem em territórios com sérios problemas ambientais e de saúde. Considerações finais: foi evidenciado um distanciamento na relação saúde/ambiente e na proteção da vida nos programas e ementas disciplinares, que pode influenciar na prática do profissional de enfermagem, indicando a necessidade da questão ambiental como tema transversal na formação da enfermeira(o). É importante destacar que, discutir as relações existentes na natureza e suas implicações nos diferentes tipos de vida na terra com futuros profissionais de saúde é imprescindível para efetividade das políticas voltadas para o meio ambiente, como também nas práticas de enfermagem, visto que os estabelecimentos de saúde são grandes produtores de resíduos e consumidores de energia, além de cuidar de populações que vivenciam em territórios produtores de saúde e doença.
Descritores: Educação em enfermagem; Meio ambiente; Currículo.
PRÊMIO “VILMA DE CARVALHO”
REFERÊNCIAS
Minayo MCS, Miranda AC. (orgs). Saúde e Meio Ambiente Sustentável: estreitando nós. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ;22:344p.
Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES Nº 3, de 7 de Novembro de 21.Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. Brasília;21 [cited 212 dez 9]. Available from: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES3.pdf.
Souza CL, Andrade CS. Saúde, meio ambiente e território: uma discussão necessária na formação em saúde. Ciênc. saúde coletiva [online]. 214;19(1):4113-4122.
Bruzos, GAS et al. Meio ambiente e enfermagem: suas interfaces e inserção no ensino de graduação. Saúde soc. 211;2(2): 462-469. |