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327 | ATIVIDADES EDUCATIVAS NA PREVENÇÃO DO CÂNCER DO COLO UTERINO: REVISÃO INTEGRATIVA | Autores: Ester Marcele Ferreira de Melo () ; Nayara Francisca Cabral de Sousa (Universidade Federal de Pernambuco) ; Natália Oliveira de Freitas (Universidade Federal de Pernambuco) ; Tiago de Sousa Barros (Universidade Federal de Pernambuco) ; Telma Marques da Silva (Universidade Federal de Pernambuco) ; Francisca Márcia Pereira Linhares (Universidade Federal de Pernambuco) |
Resumo: Introdução: O conhecimento que a mulher detém sobre o exame de prevenção do câncer de colo uterino (CCU) está diretamente relacionado com a adesão ao exame preventivo. As que possuem conhecimento inadequado são as que passam mais tempo para realizá-lo nos intervalos recomendados. Objetivo: identificar na literatura quais as estratégias educativas utilizadas na prevenção CCU. Método: Foi realizada uma revisão integrativa, com busca de artigos científicos nas Bases de Dados PUBMED, MEDLINE, LILACS, BDENF e CENTRAL, publicados nos anos de 29 a 214 nos idiomas português, inglês e espanhol. Das 414 publicações coletadas durante os meses de maio a outubro de 214, foram selecionadas 12 para compor a amostra. Resultados: A análise dos artigos evidenciou que as estratégias educativas utilizadas foram vídeos, folhetos, convites impressos, guias ilustrativos, mensagens televisivas, contato telefônico, visita domiciliar e ações educativas. Conclusão: As estratégias educativas estão sendo amplamente empregadas por profissionais de saúde e instituições de pesquisa; Ainda é deficiente o conhecimento que as mulheres detêm sobre a temática e este conhecimento está diretamente relacionado à adesão ao exame preventivo. Implicações para a Enfermagem: Destaca-se a importância do enfermeiro desenvolver atividades de educativas a fim de proporcionar o conhecimento adequado e consequente aumento na taxa de adesão ao exame.
Descritores: Saúde da mulher; teste de Papanicolaou; educação em saúde.
Eixo II: Formação e Produção do Conhecimento em Enfermagem.
REFERÊNCIAS
1- Vasconcelos CTM, Pinheiro AKB, Castelo ARP, Costa LQ, Oliveira RG. Conhecimento, atitude e prática relacionada ao exame colpocitológico entre usuárias de uma unidade básica de saúde. Rev Latino-Am Enfermagem. 211;19(1):97-5.
2- Guvenc G, Akyuz A, Yenen MC. Effectiveness of Nursing Interventions to Increase Pap Smear Test Screening. Research in Nursing & Health. 213;(36):146–57.
3- Yücel U, Çeber E, Özentürk G. Efficacy of a Training Course Given by Midwives Concerning Cervical Cancer Risk Factors and Prevention. Asian Pacific Journal of Cancer Prevention. 29;1(3):437-42.
1 Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). E-mail: ester_mfm@hotmail.com
2 Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
3 Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
4 Enfermeiro. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
5 Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
6 Enfermeira. Doutora em Nutrição. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). |