Imprimir Resumo


Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 321

Pôster


321

ESCOLA E COMUNIDADE NA PROMOÇÃO DA SAÚDE: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores:
Maria Benegelania Pinto () ; Kênia Lara Silva (UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS) ; Luciana Dantas Farias de Andrade (UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE)

Resumo:
Introdução: Os novos caminhos da Promoção da Saúde demandam a adoção de uma proposta de ação ampla e participativa, que possa ser desenvolvida no contexto escolar, mas também que considere seu entorno, devendo envolver a comunidade na discussão e planejamento de estratégias e ações de saúde. Objetivo: Analisar, que experiências articulam escola e comunidade na Promoção da Saúde. Metodologia: revisão integrativa, questionou-se: Que experiência articulam escola e comunidade na Promoção da Saúde? Incluíram-se publicações nacionais e internacionais, que tivessem os descritores Helth promotion, School e Cummunity, publicados nos últimos 1 anos, nas bases MEDLINE, LILACS, BDENF, IBECS e SCIELO. Resultados: 9 artigos constituíram a amostra final. A maioria das experiências e estratégias que relacionavam a escola e a comunidade na perspectiva da Promoção da Saúde não priorizavam os eixos conceituais da Carta de Ottawa. Mesmo em um número menor, resultados de programas que incorporam critérios de escolas saudáveis, tinham apresentado resultados mais efetivos. Conclusões: É necessário avançar em estratégias que priorizem os eixos conceituais de Ottawa, e aproximem escola e comunidade, para que o movimento da Promoção da Saúde se torne realidade no cotidiano das pessoas. Contribuições para enfermagem: Fomentar e valorizar ações de Promoção á Saúde que articulem escola e comunidade. Referências: Mendes V, Cruz GF, Fonseca Ferraz FF, Reis MC. A participação da comunidade no Projeto Escola Aberta no Rio Grande do Sul: o uso da escola pública nos finais de semana. Ensaio: aval. pol. públ. Educ. 29 July/ Sep;17(64):549-7. Bezerra ZF, Sena FA, Dantas OMS, Cavalcante AR, Nakayama K. Comunidade e escola: reflexões sobre uma integração necessária. Educar. 21; 37: 279-91. Descritores: Promoção da saúde; Escola; Comunidade.