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320 | IMPLICAÇÕES DA FORMAÇÃO PARA A PRÁTICA DE CUIDADO DO ENFERMEIRO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE | Autores: Flavia Pedro dos Anjos Santos () ; Sonia Acioli (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) ; Rosangela da Silva Santos (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) |
Resumo: As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Enfermagem evidenciaram a necessidade de articulação entre os setores educação e saúde, para a efetivação de mudanças processuais na formação do enfermeiro com ênfase nos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS)1. Este estudo teve por objetivo discutir as implicações da formação para a prática de cuidados do enfermeiro na Atenção Primária à Saúde. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura realizada em novembro de 215 nas bases de dados LILACS, BDENF e MEDLINE a partir do Portal Regional da Biblioteca Virtual da Saúde (BVS), através dos descritores “Educação em enfermagem” e “Enfermagem de Atenção Primária”, sendo selecionados 11 artigos que após análise interpretativa possibilitaram evidenciar o corpus do estudo2. Os resultados evidenciaram que a formação do enfermeiro apresenta-se comprometida com as demandas do SUS e que a integração ensino-serviço se configura como estratégia para superar a dicotomia entre ensino e prática. Contudo a estrutura organizacional dos cursos e a organização das ações assistenciais foram algumas fragilidades apontadas pelo estudo. A formação do enfermeiro deve ser crítica e reflexiva, tendo o cuidado como eixo norteador, de modo a estimular que o acadêmico de enfermagem seja comprometido com a ressignificação das práticas de cuidado. As contribuições do estudo para a enfermagem se referem à valorização do cuidado e da abordagem crítica para o processo de formação de futuros enfermeiros.
Descritores: Educação em enfermagem. Enfermagem de Atenção Primária. Cuidados de Enfermagem.
REFERÊNCIAS
1 Brasil. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Parecer CNE/CES nº 1133, de 7 de agosto de 21. Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares de Medicina, Enfermagem e Nutrição. Brasília: Distrito Federal; 21.
2. Bardin L. Análise de conteúdo. 3ª reimpressão da 1ª ed de 211. São Paulo: Edições 7, 211.
EIXO II – Formação e Produção do Conhecimento em Enfermagem
1. Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Mestre em Enfermagem e Saúde. Professora Assistente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB. E-mail: fpasantos@uesb.edu.br
2. Enfermeira. Doutora em Saúde Coletiva. Professora Associada da UERJ.
3. Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunto da UERJ. |