Imprimir Resumo


Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 319

Pôster


319

EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE E ENFERMAGEM: SABERES E PRÁTICAS

Autores:
Flavia Pedro dos Anjos Santos () ; Sonia Acioli (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) ; Helena Maria Scherlowski Leal David (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) ; Joana Angélica Andrade Dias (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia)

Resumo:
A Educação Popular em Saúde (EPS) se configura em possibilidade de enfrentamento aos aspectos determinantes das formas desiguais de se produzir saúde e vida, a partir da mobilização dos sujeitos capazes de intervir1. Também contribui para (re)pensar tanto as práticas de cuidado do enfermeiro junto à população, quanto ao fortalecimento da categoria profissional. Este estudo teve como objetivo refletir sobre a interlocução entre a EPS e a ressignificação de práticas e saberes do enfermeiro no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS). Trata-se de um ensaio reflexivo realizado em julho de 216 a partir da leitura de artigos selecionados no Portal da Biblioteca Virtual em Saúde e livros que discutem a EPS em uma perspectiva histórica, social e política. Faz-se uma reflexão sobre os ideais que norteiam a EPS, os quais são direcionados pelo diálogo, valorização dos diferentes saberes, emancipação, cidadania, envolvimento social e político e se configuram em um caminho para uma prática educativa libertadora, possibilitando que, na área da saúde, as práticas de cuidado dos profissionais que atuam no SUS possam ser ressignificadas, destacando-se a relevância do enfermeiro como um dos sustentáculos para a efetivação dos princípios do SUS. O estudo permitiu compreender a EPS como uma possibilidade de articulação entre teoria e prática, que em constante movimento visa a horizontalidade das relações por meio do diálogo entre diferentes atores, evidenciando seu envolvimento com as questões sociais e políticas. Tais reflexões demonstram a relevância deste estudo para a prática da enfermagem possibilitando perceber a contribuição da EPS para a emancipação do cuidado. Descritores: Enfermagem. Educação em enfermagem. Cuidados de Enfermagem. REFERÊNCIAS 1 David HMSL, Bonetti OP, Silva MRF. A enfermagem brasileira e a democratização da saúde: notas sobre a Política Nacional de Educação Popular em Saúde. Rev Bras Enferm 212; 65(1): 179-85. EIXO II – Formação e Produção do Conhecimento em Enfermagem 1. Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Mestre em Enfermagem e Saúde. Professora Assistente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB. E-mail: fpasantos@uesb.edu.br 2. Enfermeira. Doutora em Saúde Coletiva. Professora Associada da UERJ. 3. Enfermeira. Doutora em Saúde Pública. Professora Associada da UERJ. 4. Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem pela UERJ. Mestre em Enfermagem. Professora Assistente da UESB.