Imprimir Resumo


Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 308

Pôster


308

O CONHECIMENTO DA DIVERSIDADE DE GÊNERO ENTRE OS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM

Autores:
Eduardo Correa Braga Junior () ; Allan Corrêa Xavier (UFRJ) ; Daniel da Silva Granadeiro (Unisuam) ; Raquel Magalhães de Azeredo Granadeiro (Unisuam) ; Anderson Figueiredo Ribeiro (Unisuam)

Resumo:
O CONHECIMENTO DA DIVERSIDADE DE GÊNERO ENTRE OS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM Eduardo Corrêa Braga1 Anderson Figueiredo ribeiro2 Allan Corrêa Xavier3 Daniel da Silva Granadeiro4 Raquel Magalhães de Azeredo Granadeiro5 Introdução: A diversidade de gênero hoje é um tema muito debatido dentro de nossa sociedade, visto que casos de homofobia tem se tornado cada vez mais comum1. Objetivo: Caracterizar a produção científica acerca do conhecimento sobre a diversidade de gênero entre os acadêmicos de enfermagem. Método: Trata-se de uma revisão bibliográfica da literatura, sendo obedecido os critérios elegíveis, a amostra foi constituída de artigos publicados em português e inglês disponíveis na integra na BVS, do período de 213 a 216. Resultados: Os artigos apontaram que a dificuldade enfrentada está diretamente relacionada ao modelo de sociedade. Evidenciou-se que é necessário ampliar os espaços de discussões sobre a temática, na busca de políticas públicas eficazes para o cuidado a esse usuário2,3. Conclusão: Pode se concluir que há uma carência quando ao ensino de enfermagem no que tange a diversidade de gênero, o que torna necessário a inserção da temática dentro dos cursos de graduação em enfermagem3. Contribuições: Verifica-se a necessidade de uma orientação sólida que prepare a enfermagem para busca do conhecimento para a real necessidade dessa parcela da população, objetivando o cuidado humanizado e integral baseado nos princípios do SUS. Descritores: Identidade de gênero; Diversidade; Enfermagem. Referencias: 1. Silva GWS, Sena RCF, Cassiano NA, Sobreira MVS, Miranda FAN. Diversidade sexual e homofobia: o conhecimento de enfermeiros da estratégia saúde da família. Rev. fundam. care. online 216. jan./mar. 8(1):3725-3739. 2. Carabez R, Pellegrini M, Mankovitz A, Eliason M, Scott M. Does your organization use gender inclusive forms? Nurses´ confusion about trans* terminology. J Clin Nurs. 215 Nov;24(21-22):336-17. 3. Giacomo C, et al. Italian Validation of Homophobia Scale (HS). Sex Med 215; 3:213–218. 4. Kellett P, Fitton C. Supporting transvisibility and gender diversity in nursing practice and education: embracing cultural safety. Nurs Inq. 216 Jul 26.