Pôster
307 | PREVENÇÃO E CUIDADOS DE ENFERMAGEM AOS PORTADORES DE SKIN TEARS: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA | Autores: Eduardo Correa Braga Junior () ; Vítor Diego de Pontes Simões (Unisuam) ; Carine Nunes Pereira (Unisuam) ; Camila de Freitas Silva (Unisuam) ; Daniel da Silva Granadeiro (Unisuam) ; Cristiane Faustino da Silva Homero (Unisuam) |
Resumo: PREVENÇÃO E CUIDADOS DE ENFERMAGEM AOS PORTADORES DE SKIN TEARS: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Autores:
Vítor Diego de Pontes Simões1
Carine Nunes Pereira1
Camila de Freitas Silva1
Eduardo Corrêa Braga2
Daniel da Silva Granadeiro3
Cristiane Faustino da Silva Homero4
Introdução: As skin tears são lesões causadas por fricção, contusão ou da pele, normalmente atinge o dorso das mãos, os braços, os cotovelos e as pernas das pessoas que estão nos extremos da idade (idosos e neonato)1,2. Isso também ocorre devido à deficiência de colágeno sendo acarretado por diversos fatores inatos ou adquiridos. Objetivo: Elucidar a importância da prevenção e do cuidado de enfermagem aos portadores de skin tears. Descrição Metodológica: Trata–se de uma pesquisa de revisão bibliográfica utilizando a base de dados BVS através de um levantamento de dados de artigos científicos em português, publicado no período de 28 a 215, utilizando os descritores “skin tears” e “enfermagem”. Resultados: O estudo relacionado às skin tears mostrou inversão da pirâmide devido ao aumento da qualidade de vida, tornado a base (adultos e jovens) menor que a ponta da pirâmide (idosos). E também relaciona diversos distúrbios que possa acometê-lo através da classificação quanto ao tempo/risco de infecção, podendo ser agudas, estabelecidas e infectadas1,2. Assim essas questões devem ser levadas em consideração na hora de estabelecer um método apropriado na prevenção e cuidado ao cliente. Conclusão: Verificamos que devemos nos atentar a todos os pacientes os quais podem tem como os principais fatores de risco e enquanto aos cuidados devemos procurar utilizar coberturas não adesivas, octilciano acrilato1,2 e na falta do mesmo pode ser utilizado o ácido graxos essenciais3 com gaze estéril e a limpeza através de soro fisiológico a ,9%.
Referencias:
1. Santos EI. Cuidado e prevenção das skin tears por enfermeiros: revisão integrativa de literatura Rev. Gaúcha Enferm. vol.35 no.2 Porto Alegre June 214. 2. Amaral AFS; Pulido KCS; Santos VLCG. Prevalência de lesões por fricção em pacientes hospitalizados com câncer. Rev Esc Enferm USP212; 46(3):752-6.
Descritores: Cuidados de enfermagem; Doença nodular cutânea; Prevenção. |