Imprimir Resumo


Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 304

Pôster


304

TECENDO SABERES: O ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E ANTROPOLOGIA NA GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM

Autores:
Maria Filomena de Gouveia Vilela () ; Ariane Polidoro Dini (Faculdade de Enfermagem Unicamp SP) ; Tatiana Ramos (Faculdade de Enfermagem Unicamp SP) ; Dalvani Marques (Faculdade de Enfermagem Unicamp SP)

Resumo:
Introdução: Estudos apontam a importância das ciências sociais nos currículos dos cursos da área de saúde. Destacam-se algumas contribuições das ciências sociais e antropologia, como, por exemplo, seus métodos de investigação, relação entre crença e verdade, natureza e cultura, saúde, doença, cuidado e cura. Objetivos: promover a reflexão crítica sobre o ensino de Antropologia na Graduação de Enfermagem a partir de uma experiência de ensino sob responsabilidade de docentes enfermeiros. Descrição Metodológica: Optou-se por um amplo leque de ofertas pedagógicas, como, aulas expositivas, seminários, estudos dirigidos, resenhas, filmes, poesia, música e ferramentas de ensino a distância. Além disso contou com presença de convidados especialistas, antropólogos e cientistas sociais para aula expositiva e participação nos seminários. Resultados: Foi positiva a avaliação da disciplina, com motivação e participação ativa dos alunos. A integração dos docentes enfermeiros com especialistas das ciências sociais permitiu contribuir com a reflexão crítica sobre o ensino e práticas profissionais. Conclusões: Temas, como, fragmentação do ensino e o peso desigual das disciplinas com foco na doença e seus aspectos biológicos em detrimento daquelas que lidam com a saúde, doença e cuidado em seus aspectos sociais, culturais e relacionais fizeram parte das importantes reflexões que a disciplina despertou. Compreender melhor o ser humano e sua cultura e desenvolver força e habilidades sociais demonstram a preocupação em incluir na formação equilíbrio entre biológico e o social. Contribuições para a Enfermagem: Promover reflexão sobre a importância do ensino de Ciências Sociais e Antropologia na formação dos futuros enfermeiros. Referências: Nakamura E, Martin D, Santos JFQ (org). Antropologia para enfermagem. São Paulo: Manole; 29; Nunes ED, Nascimento JL, Barros NF. A questão curricular para o plano de formação em Saúde Coletiva: aspectos teóricos. Ciência & Saúde Coletiva 21; 15(4): 1935-43.