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Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 296

COMUNICAÇÃO COORDENADA / PRÊMIO


296

Contribuições da Teoria do Cuidado Transpessoal no cotidiano assistencial de enfermeiras para com vítimas de abuso sexual

Autores:
Lenna Eloisa Madureira Pereira () ; Marcia Maria Bragança Lopes (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ)

Resumo:
Introdução: A Teoria do Cuidado Transpessoal (TCT) conduz uma efetiva preocupação acerca das necessidades do ser humano meio aos adventos tecnológicos. O cuidado pessoal da pessoa que está em processo de reabilitação de alguma doença ou trauma, que pode ser efetivo quando é posto em prática numa relação interpessoal. O fenômeno da violência contra crianças e adolescentes permanecem profundamente enraizados na cultura familiar brasileira. A violência sexual é a mais difícil de ser conceituada e diagnosticada, pois muitas vezes resulta do despreparo dos agressores envolvidos, valendo-se de ameaças, humilhações ou desrespeito como formas culturalmente aprendidas de educar (2). Considerando este tipo de violência sexual, os profissionais enfermeiros envolvidos no atendimento vêm criando estratégias de intervenção para que, no caso do abuso sexual, o trauma seja amenizado. Assim, qualquer profissional que se defronte com um caso de violência contra crianças e adolescentes deve estar ciente que está diante de uma situação complexa, exigindo intervenção interdisciplinar (3). Trata-se de estudo inédito da dissertação de Mestrado, o qual propôs saber como os Enfermeiros percebem o Enfrentamento do abuso sexual contra crianças e adolescentes, junto ao modelo teórico-filosófico da Teoria do Cuidado Transpessoal, de Watson (3). Objetivos: Desvelar a percepção de Enfermeiros quanto ao enfrentamento do abuso sexual contra crianças e adolescentes. Descrição metodológica: Abordagem qualitativa, descritiva exploratória, baseada nos estudos de caso de Yin e análise via TFD de Strauss e Corbin (4), não chegando à uma teorização. Os sujeitos do estudo foram quatro enfermeiras com experiência na atenção às vítimas de abuso sexual. Resultados: O estudo culminou em duas categorias de análise: dificuldades no processo de formação; envolvimento pessoal e espiritualidade. A TCT é vislumbrada diante das experiências de assistência das enfermeiras, porém há necessidades de visualização do lado profissional, no sentido de existir lacunas pertinentes ao despreparo das profissionais ao adentrar na realidade do abuso sexual; assim como lacunas no processo de formação acadêmica e consequentes atualizações profissionais. No ínterim da atenção e do cuidado há a inserção da espiritualidade como via subjetiva de acolher o próximo, assim como meio de enfrentamento as situações estressantes e conflituosas. Conclusões: Como parte integrante da ciência do cuidado, a TCT contempla as expectativas encontradas na humanização prestada pelas enfermeiras; mostra a importância das profissionais estarem associadas à um processo de cuidado e ciência, levando em consideração o valor ético e de proteção à criança e adolescente. Contribuições para enfermagem: Foi oportuno analisar pela ótica do profissional as necessidades e bonança do cotidiano de trabalho. A Enfermagem é desbravadora no campo de pesquisa com relação à temática, o que denota mais estudos e melhorias contribuindo para nossa área .