Pôster
289 | ELABORAÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE REGISTRO DE FERIDAS | Autores: Elizabeth Barichello () ; Adriana Feliciana Melo (Enfermeira do Ambulatório Maria da Glória da Universidade Federal do Triângulo Mineiro) ; Allyne Fortes Vitor (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Maria Helena Barbosa (Universidade Federal do Triângulo MIneiro) ; Verônica de Mendonça Dantas (Universidade Federal do Triângulo MIneiro) |
Resumo: Introdução: devido à complexidade das feridas crônicas o registro do acompanhamento do processo evolutivo destas lesões deve ser sistematizado, para identificação dos riscos e uma comunicação efetiva entre os profissionais envolvidos no cuidado. Objetivo: elaborar um instrumento de avaliação e evolução de feridas crônicas e verificar suas propriedades métricas. Metodologia: trata-se de uma pesquisa metodológica desenvolvida em três etapas sendo a primeira a elaboração de um instrumento de registro de feridas crônicas o qual é composto por 1 itens para avaliações da evolução da ferida e a soma dos itens do instrumento gera um escore final que varia de 2 a 49 pontos sendo que quanto maior a pontuação pior a evolução da ferida. A segunda etapa caracterizada pela validação aparente e de conteúdo realizada por cinco juízes doutores. Na terceira foi testada a confiabilidade do instrumento, foi utilizada a estratégia confiabilidade interavaliadores, calculado Kappa simples e ponderado para os itens do instrumento e ICC para escores gerais obtidos do instrumento. Resultados: O instrumento foi aplicado em 71 pacientes com feridas crônicas, onde 56,3% eram mulheres, 72% idosos, e 6,6% apresentavam doenças cardiovasculares. Quanto à etiologia das feridas avaliadas, a de maior porcentagem foram as úlceras por pressão, com 45,1%. Na confiabilidade interavaliadores os resultados mostraram ICC ,914, para o total de pontos e a maior parte da concordância dos itens do instrumento foi classificada como moderada e substancial. Conclusões: Os resultados apontam que o instrumento deste estudo é válido e confiável e contribui para a melhoria da qualidade da assistência, com respaldo de documentação adequada, permitindo orientação para o tratamento e a continuidade do cuidado. Contribuições/Implicações para enfermagem: O instrumento construído proporciona uma padronização da linguagem, melhora da qualidade da assistência e subsidia ações educativas, práticas e de pesquisa que possam contribuir para avaliação do processo de cicatrização.
Descritores: Enfermagem; Cicatrização de Feridas; Estudos de Validação; Registros de Enfermagem.
Eixo II: Formação e produção do conhecimento em enfermagem
Referências Bibliográficas:
1- Jesada EC, Warren JI, Goodman D, IIiuta RW, Thurkauf G, McLaughin MK, et al. Staging and defining characteristics of pressure ulcers using photographs by staff nurses in acute care setting. J Wound Ostomy Continence Nurs. 213;4(2):15-56.
2- Matsui Y, Furue M, Sanada H, Tachibana T, Nakayama T, Sugama J,et al. Development of the DESIGN-R with an observational study: an absolute evaluation tool for monitoring pressure ulcer wound healing. Wound Repair Regen. 211;19(3):39-15.
3- Restrepo- Medrano JC, Soriano JV. Development of a wound healing index for chronic wounds. EWMA Journal. 212; 12(2):35-42. |