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287 | OFICINA DE PROCESSO DE ENFERMAGEM NA FORMAÇÃO DE DISCENTES DE CURSO TÉCNICO | Autores: Aline Ciabotti Dias () ; Amanda Ribeiro Gonçalves (Universidade Federal do Triângulo Mineiro) ; Camila de Assunção Peixoto (Universidade Federal do Triângulo Mineiro) ; Giovanna Gaudenci Nardeli (Universidade Federal do Triângulo Mineiro) ; Jurema Ribeiro Luiz Gonçalves (Universidade Federal do Triângulo Mineiro) ; Regiane Evangelista Chaves Isidoro (Universidade Federal do Triângulo Mineiro) |
Resumo: Introdução: O Processo de Enfermagem (PE) é uma ferramenta que possibilita o enfermeiro organizar de forma sistemática a assistência de enfermagem, sendo imprescindível para sua consolidação a participação dos técnicos de enfermagem (TE)1. Entretanto, essa participação ocorre de forma limitada, uma vez que desconhecem o PE e não recebem informações durante sua formação2. Assim, a educação em enfermagem se torna importante, sendo a oficina, um método de ensino disponível, que possibilita o conhecimento a partir de uma realidade concreta 3. Objetivo: Descrever as contribuições da aplicação de uma oficina de Processo de Enfermagem na formação de alunos de curso técnico. Descrição Metodológica: Projeto de extensão, desenvolvido por meio de uma oficina aplicada a 38 alunos de um curso técnico de enfermagem do município de Uberaba-MG, através de três encontros realizados de Maio a Junho de 216. Com o intuito de avaliar o conhecimento prévio e pós-oficina dos participantes aplicou-se um questionário elaborado pelos organizadores. Resultados: Antes da realização da oficina 81,6% dos alunos não apresentaram conhecimento sobre PE, porém, após sua realização 94,7% compreenderam o seu papel/importância dentro do PE. Quanto a utilização da oficina como recurso didático, 95,8% dos participantes consideraram a metodologia de ensino adequada, efetiva e facilitadora para aprendizagem, sendo uma ferramenta educacional e uma forma de produzir conhecimento em Enfermagem. Conclusão: A oficina sobre PE é um método que facilita o processo de ensino-aprendizagem e contribui positivamente para a implementação da sistematização da assistência de enfermagem, além de ser uma temática nova, não contemplada pelos currículos de cursos técnicos de enfermagem. Implicações para Enfermagem: A utilização de oficinas de PE, podem contribuir para a implementação do PE nas instituições de saúde e garantir uma assistência de qualidade e segura aos seus usuários.
Descritores: assistência de enfermagem; técnicos de enfermagem; desenvolvimento de pessoal
Eixo II: Formação e Produção do Conhecimento em Enfermagem.
Referências
1. Cruz AMP, Almeida MA. Competências na formação de Técnicos de Enfermagem para implementar a Sistematização da Assistência de Enfermagem. Rev. esc. enferm. USP. Dez. 21, 44(4): 921-27.
2. Pimpão FD, Lunardi Filho WD, Vaghetti HH, Lunardi VL. Percepção da equipe de enfermagem acerca da prescrição de enfermagem. Cienc Cuid Saude. Jul/Set. 21, 9(3): 55-57.
3. Candau, VM et al. Oficinas pedagógicas de Direitos Humanos. Petrópolis. Vozes. 1995. |