Imprimir Resumo


Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 276

Pôster


276

DESAFIOS DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA EM ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores:
Juliana Costa Ribeiro () ; Elaine Kelly Nery Carneiro (Universidade Federal da Bahia) ; Gilberto Tadeu Reis da Silva (Universidade Federal da Bahia)

Resumo:
Introdução: A educação profissional objetiva qualificar o educando para o trabalho. Na enfermagem, proporciona conhecimentos, saberes e competências imprescindíveis ao exercício laboral. Neste contexto, desafios para a docência se apresentam, à medida que esta desempenha importante papel no processo de ensino-aprendizagem. Objetivo: Relatar os desafios vivenciados na docência na educação profissional técnica em enfermagem. Descrição metodológica: Relato da vivência, a partir da docência, entre 211 e 213, no curso técnico em enfermagem do Centro Territorial de Ensino Profissional do Recôncavo, situado em Santo Antônio de Jesus/Bahia. O curso tinha caráter subsequente, destinado a egressos do ensino médio, cujas aulas ocorriam no período noturno. Resultados: Os desafios vivenciados na docência compreenderam dois aspectos: atualização profissional permanente, visto o modelo de referência e competência que o enfermeiro/docente representa para o técnico em enfermagem/estudante, exigindo do profissional reflexão sobre o aprender a conhecer, aprender a ser, aprender a fazer e aprender a conviver; e ausência de formação pedagógica para a prática docente, a qual é desenvolvida, por vezes, sem nitidez de suas funções, objetivos e implicações para a formação. Conclusões: Torna-se evidente que o docente necessita superar os desafios que se apresentam, a fim de cooperar para a uma formação técnica em enfermagem crítica, reflexiva, humanizada, ética, comprometida com o Sistema Único de Saúde e com o exercício da cidadania. Contribuições/implicações para a Enfermagem: Na educação profissional técnico em enfermagem, o docente deve assumir o papel de facilitador da aprendizagem, objetivando incentivar a troca de conhecimentos e vivências, bem como buscar inovações e mudanças necessárias ao bom desempenho pessoal e profissional. Referências: Gubert E, Prado ML. Desafios na prática pedagógica na educação profissional em enfermagem. Rev. Eletr. Enf. [Internet]. 211, 13(2):285-95. Disponível: . Acessado: 23 ago. 216.