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275 | PLANEJAMENTO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO CONJUNTO PARA A FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA | Autores: Juliana Costa Ribeiro () ; Elaine Kelly Nery Carneiro (Universidade Federal da Bahia) ; Gilberto Tadeu Reis da Silva (Universidade Federal da Bahia) |
Resumo: Introdução: O itinerário formativo do educando é permeado por diversos processos e (des)construções, tornando-o enriquecedor e desafiador. Nesta perspectiva, o planejamento didático-pedagógico conjunto se configura como uma importante ferramenta do processo de ensino-aprendizagem para a construção coletiva do conhecimento em saúde/enfermagem. Objetivo: Relatar a experiência no planejamento didático-pedagógico conjunto, entre preceptoras e docentes, do componente curricular Estágio Supervisionado I (ESI), do curso de graduação em enfermagem da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Descrição metodológica: Relato da vivência no planejamento didático-pedagógico conjunto do componente curricular ESI, do curso de graduação em enfermagem da UFRB, enquanto preceptora na Estratégia de Saúde da Família. O planejamento teve a participação das docentes e preceptoras, carga horária de 4 horas e ocorreu antes do início do semestre letivo. Resultados: O planejamento didático-pedagógico conjunto contribui com o processo de ensino-aprendizagem, uma vez que preceptoras e docentes expuseram as dificuldades enfrentadas na inserção e permanência do discente no serviço, como ausência do docente em momentos cruciais para ambientação e avaliação do estagiário; discutiram sobre estratégias para enfrentar/superar problemas, como reservar o primeiro dia do estágio para orientação e direcionamento do discente no serviço; e pactuaram acordos, objetivando fortalecer a parceria entre trabalho e universidade, como priorizar a participação das preceptoras em bancas de trabalhos de conclusão, projetos de pesquisa e extensão, cursos. Conclusões: O planejamento didático-pedagógico conjunto oportunizou partilhas e trocas de saberes e experiências, potencializando o processo de ensino-aprendizagem. Contribuições/implicações para a Enfermagem: Planejar coletivamente suscita um (re)pensar a formação de enfermeiros mais crítica, humana e comprometida com o exercício da cidadania. Referências: Tavares PEN et al. A vivência do ser enfermeiro e preceptor em um hospital escola: olhar fenomenológico. Rev. Rene, Fortaleza. 211; 12(4):798-87. Disponível: . Acessado: 22 ago. 216. |