Pôster
269 | Título: Revisão da literatura sobre ensino de bioética na enfermagem: bases para o planejamento na formação e educação permanente | Autores: Raidanne Priscila Carvalho Arantes Dourado () ; Livia Cristina de Resende Izidoro (Universidade Federal de Goiás) ; Paulie Marcelly Ribeiro dos Santos Carvalho (Universidade Federal de Goiás) ; Kelle Vanessa Álvares Amaral (Universidade Federal de Goiás) ; Jhessica Lorrayne Silva Souza (Universidade Federal de Goiás) ; Maria Márcia Bachion (Universidade Federal de Goiás) |
Resumo: A enfermagem enfrenta diversos dilemas éticos no cotidiano em seu processo de trabalho 1-3. Ainda não está suficientemente discutido o processo de formação, capaz de favorecer o desenvolvimento da competência bioética nos profissionais de enfermagem4. Objetivo: Descrever o conhecimento produzido sobre o ensino da bioética em enfermagem. Metodologia: Trata-se de revisão da literatura, realizada nas bases PubMed, BVS, periódicos CAPES e Scopus. Foram incluídas pesquisas publicadas no formato de artigos, entre 199 e 216.Resultados: Seguindo critérios de inclusão, foram selecionados 83 artigos para análise. A síntese da produção permitiu a sua classificada em quatro assuntos: abordagens utilizadas para o ensino de bioética (48%), avaliação do ensino de bioética (22%), conceitos e atitudes a serem abordados no ensino de bioética (18%) e análise da inserção da bioética no projeto pedagógico de cursos e nas diretrizes curriculares de enfermagem (12%).Conclusão: a produção cientifica sobre ensino da bioética em enfermagem concentra-se na análise, indicação e comparação de abordagens do processo de ensino e na aprendizagem e avaliação da eficácia, potencialidades e fragilidades do ensino de graduação.
Referências Bibliográficas
1 Noome, M.; Beneken Genaamd Kolmer, D.M.; van Leeuwen, E.; Dijkstra, B.M.; Vloet, L.C. The Nursing role during end-of-life care in the intensive care unit related to the interaction between patient, family and professional: an integrative review. Scand. J. Caring. Sci. pp. 1-17, 216.
2 Numminen, O.; Repo, H.; Leino-Kilpi, H. Moral courage in nursing: A concept analysis. Nurs. Ethics. pp. 1-14, 216.
3 Blažun Vošner, H,; Železnik, D.; Kokol, P.; Vošner, J.; Završnik, J. Trends in nursing ethics research: Maping the literature production. Nurs. Ethics. 216.
4 Pariseau-Legault, P.; Lallier, M. Constructing an Ethical Training for Advanced Nursing Practice: An Interactionist and Competency - Based Approach. J. Nurs. Educ. v. 55; n. 7, pp. 399-42, 216. |