Imprimir Resumo


Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 268

COMUNICAÇÃO COORDENADA / PRÊMIO


268

O QUE É CRIATIVIDADE? ESTUDO ANALÍTICO DOS CONCEITOS CONSTRUÍDOS PELA ENFERMAGEM

Autores:
Onã Silva () ; Elioenai Dornelles Alves (in Memoriam) (Universidade de Brasília) ; Maria Cristina Soares Rodrigues (Universidade de Brasília)

Resumo:
O QUE É CRIATIVIDADE? ESTUDO ANALÍTICO DOS CONCEITOS CONSTRUÍDOS PELA ENFERMAGEM Onã Silva Elioenai Dornelles Alves (in memoriam) Maria Cristina Soares Rodrigues RESUMO Introdução – A criatividade é tema universal em pesquisas, existem conceitos1, exceto na área de enfermagem. Objetivo: Analisar os conceitos à criatividade no ensino de enfermagem, construídos por docentes e discentes. Descrição metodológica – Estudo exploratório, analítico e qualitativo. Coletaram-se dados entre 213 e 214, em Cursos de Graduação de Enfermagem, com 277 partícipes. Definiu-se como questão: o que é criatividade na sua opinião? Enquadramento conceitual oriundo de Teorias da criatividade2. Utilizou-se o software NVivo para sistematização analítica. Resultados – A análise temática de conteúdo resultou em Quadros Matriciais, Categorias, Unidades Temáticas e Unidades de Registro. Conceitualmente, Inovação, criar, flexibilidade e conhecimento foram as palavras mais frequentes. Conclusão – O estudo apresentou conceitos da criatividade revelando o pensar da enfermagem. Contribuições para a Enfermagem – Os conceitos à criatividade construídos por docentes e discentes, contribuirão à ciência da enfermagem2. Referências 1. Alencar EMLS, Novaes MH. Creative person, creative life. Gifted Education International.  v.3(2): 99-15, 213. 2. Silva O. As ondas revitalizadoras da criatividade no ensino superior de Enfermagem - estudo comparativo e multifatorial do perfil criativo dos atores educacionais. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade de Brasília, Brasília; 215. 296 p. Descritores: Enfermagem; Educação Superior; Criatividade. Key words: Nursing; Higher Education; Creativity. Palabras clave: Enfermería; Educación Superior; Creatividad. EIXO II – Formação e Produção do Conhecimento em Enfermagem.  Onã Silva - Enfermeira. Especialista em Saúde Pública, Mestre em Educação, Doutora em Enfermagem pela Universidade de Brasília (UnB). Secretaria de Saúde do Distrito Federal. E-mail: onatil.silva@gmail.com Elioenai Dornelles Alves (in memoriam) - Enfermeiro, Doutor e Livre Docente. Professor e Pesquisador Sênior da Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf) da UnB. Maria Cristina Soares Rodrigues - Enfermeira, Mestre em Educação e Pós-doutora em Ciências da Saúde. Professora Associada da Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem e do PPGEnf da UnB