Imprimir Resumo


Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 260

Pôster


260

GESTÃO DAS DOENÇAS DE NOTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA PELO NÚCLEO HOSPITALAR DE EPIDEMIOLOGIA DE UM HOSPITAL DE REFERÊNCIA ESTADUAL

Autores:
Geovana Pfleger () ; Bruna Coelho (Universidade Federal de Santa Catarina) ; Gustavo Pintarelli (Universidade Federal de Santa Catarina) ; Selma Regina de Andrade (Universidade Federal de Santa Catarina) ; Talita Piccoli (Universidade Federal de Santa Catarina) ; Betina Hörner Schlindwein Meirelles (Universidade Federal de Santa Catarina)

Resumo:
Introdução: A Vigilância Epidemiológica é representada, na atenção terciária, pelos Núcleos Hospitalares de Epidemiologia (NHEs), responsáveis em identificar e registrar as Doenças de Notificação Compulsória (DNCs), além disso, o NHE pode contribuir com a organização, planejamento e avaliação dos serviços de saúde1. Objetivo: Evidenciar como se realiza a gestão das DNC pelo NHE de um hospital de referencia estadual. Método: Estudo de caso único com abordagem qualitativa. A coleta de dados ocorreu no período de julho a agosto de 215, por meio de entrevista, observação e pesquisa documental. A análise ocorreu com auxilio do software MAXQDA®plus. Resultado: O NHE realiza a gestão das DCNs em um processo contínuo e dinâmico, por meio da identificação e notificação das DNCs que ocorrem através da coleta de informações por busca ativa; investigação e acompanhamento das fichas epidemiológicas do Sistema Nacional de Agravos de Notificações (SINAN); avaliação e análise das DNCs registradas no SINAN. Após os dados serem analisados, eles são divulgados para todos os profissionais e para a direção do hospital, permitindo sua utilização na gestão hospitalar e a sensibilização dos profissionais do hospital. Conclusão: Os NHEs possuem um papel fundamental dentro do sistema de saúde. Servem de suporte para a gestão e a avaliação de serviços. Implicações para a Enfermagem: Conhecer as DNCs que mais acontecem no hospital repercute nos cuidados de enfermagem prestados aos pacientes, nas rotinas, isolamentos, entre outros. Os relatórios disponibilizados pelo NHE são importantes instrumentos de planejamento e gestão. Referências: 1 Filha NTS, Vanderlei LCM, Mendes MFM. Avaliac¸a~o do subsistema nacional de vigila^ncia epidemiolo´gica em a^mbito hospitalar no estado de Pernambuco. Epidemiol. Serv. Sau´de. 211; 2 (3): 37-316. Descritores: Vigilância em saúde. Vigilância epidemiológica. Enfermagem em saúde pública.