Pôster
255 | MANIPULAÇÃO DOS RESÍDUOS DE SERVIÇO DE SAÚDE PELAS EQUIPES DE ENFERMAGEM DAS ESTRATÉGIAS SAÚDE DA FAMÍLIA DO PERÍMETRO URBANO NO MUNICÍPIO DE CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA – PA | Autores: Edlyn Rosanne Miranda de Sousa () ; Milta Mariane da Mata Martins (UEPA, CAMPUS VII) ; Natasha Sarmento da Silva (UEPA, CAMPUS VII) ; Rayna de Melo Carvalho (UEPA, CAMPUS VII) |
Resumo: Resíduos de Serviços de Saúde - RSS são restos e materiais descartados, resultantes das atividades exercidas por estabelecimento gerador, destinado à prestação de assistência em saúde à população 1. Os RSS, quando não gerenciados, causam riscos à saúde e ao meio ambiente2. Cabe à equipe de Enfermagem realizar um manejo adequado desse lixo contaminante 3. Assim, esta pesquisa objetivou analisar o gerenciamento dos RSS das equipes de Enfermagem nas Estratégias de Saúde da Família – ESF do perímetro urbano de Conceição do Araguaia, Sudeste Paraense. É um Projeto de Pesquisa da Universidade Estadual do Pará – UEPA, Campus VII, aprovado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação/ PROPESP, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação/FAPESPA, aberto pelo Edital nº 36/215. De natureza aplicada, com abordagem quantiqualitativa, de caráter exploratório e descritivo, utilizou, para a obtenção de dados, pesquisa bibliográfica, de campo e documental. O gerenciamento dos RSS era inexistente até outubro/15 e os resíduos contaminantes eram lançados no lixão a céu aberto, desde 1952, segundo informações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente - SEMMA. O município contava com uma empresa terceirizada, que realizava o serviço de coleta para as 16 ESFs, no entanto, o período de vigência contratual, de 9 dias, já expirou. Verificou-se que os RSS estavam espalhados pelas unidades de saúde e misturados ao lixo comum, com a presença de animais, gerando acúmulo de grande quantidade de lixo hospitalar, sendo fonte de contaminação biológica e de proliferação de doenças 4. O manejo dos RSS pelas equipes de enfermagem é inadequado, pois foi observado negligência durante sua manipulação. Alguns funcionários não utilizavam equipamento de proteção individual, possibilitando a ocorrência de acidentes de trabalho. Portanto, é necessário que as ESFs elaborem um Plano de Gerenciamento de RSS, para que essa gestão seja eficiente.
Descritores: Biossegurança; Saúde Pública; Poluição Ambiental.
EIXO I – Linhas de cuidado e Política de Saúde.
REFERÊNCIAS
1. BRASIL.ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 1287: Resíduos de Serviços de Saúde – Terminologia. Rio de Janeiro, 1993.
2. CORREA et al. 29. O Processo de Formação em Saúde: O Saber Resíduos Sólidos de Serviços de Saúde em Vivências Práticas. Revista Brasileira de Enfermagem v. 6 n. 1 Brasilia, Jan/Fev 27.
3. NAIME R; RAMALHO; NAIME. 28. Avaliação do Sistema de Gestão dos Resíduos Sólidos do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Rev Espaço Saúde. 9(1):1-17. Disponível em:< http://www.uel.br/ccs/espacoparasaude/v9n1/1-%2Artigo_v9_n1.pdf >. Acesso em: 26 de abr. de 215.
4. SILVA e BONFADA. 212. Resíduos Sólidos de Serviços de Saúde e Meio Ambiente: Percepção da Equipe de Enfermagem. Disponível em:< http://www.revistarene.ufc.br/revista/index.php/revista/article/viewFile/732/pdf>. Acesso em 26 de abr. de 216. |